Contação de história e noite de autógrafos marcam os 30 anos de carreira de Álvaro Ottoni

terça-feira, 25 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Contação de história e noite de autógrafos marcam os 30 anos de carreira de Álvaro Ottoni
Contação de história e noite de autógrafos marcam os 30 anos de carreira de Álvaro Ottoni

Flávia Namen

Um público de todas as idades prestigiou a comemoração dos 30 anos de carreira do escritor Álvaro Ottoni de Menezes, promovida na noite da última quinta-feira, 12, na Usina Cultural. O evento foi aberto no teatro, com a apresentação de “O que não é aguda é crônica”—espetáculo de contação de história para jovens e adultos com textos de Álvaro e de outros consagrados autores. Ao fim da apresentação, o escritor recebeu uma homenagem pela trajetória de sucesso como autor e criador de projetos de incentivo à leitura.

Outro ponto alto do evento foi o lançamento de “O menino misterioso”, o mais recente livro de Álvaro, que autografou também vários de seus 27 livros infanto-juvenis como “A árvore que fugiu do quintal”, publicado em nove países e premiado na Bulgária. A comemoração contou ainda com uma exposição de matérias publicadas na imprensa nacional e friburguense sobre a carreira de Álvaro, convidado pelo ex-presidente Itamar Franco para assumir a Secretaria Nacional da Criança.

Evento prestigiado por público diversificado

A comemoração contou com a presença de representantes do setor cultural e artístico da cidade além de muitos amigos e leitores de Álvaro, cujo trabalho foi reconhecido pelo saudoso Darcy Ribeiro. Alegria e confraternização marcaram a noite, prestigiada pela primeira-dama do município, Adriana Moreira, e sua sogra, a professora aposentada Iracema Mastrângelo Moreira.

Animado por música ao vivo, o evento foi uma noite de celebração a Álvaro, figura muito conhecida e querida dos friburguenses por seu relevante trabalho cultural. Considerado um mago da literatura infanto-juvenil, o escritor destaca a importância das ações para estimular o hábito de ler entre a garotada. “A contação de histórias é uma ferramenta poderosa de incentivo à leitura. Também é fundamental a capacitação de professores para despertar o interesse dos alunos pelos livros”, diz ele, que está sempre visitando escolas com esse propósito e planeja viajar pelo Brasil com o projeto Pedagogia do Afeto e do Olhar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade