O Projeto Conta Cidadã, da Energisa, tem uma novidade: a partir de agora os clientes comerciais também podem participar recebendo 50% dos bônus gerados na conta de energia do estabelecimento. Os demais 50% devem ser destinados a uma instituição social. Já os clientes industriais podem apoiar essa iniciativa destinando 100% dos bônus para instituições sociais, contribuindo com os projetos sociais da cidade.
A ideia é ampliar a arrecadação de resíduos sólidos recicláveis com estabelecimentos comerciais e industriais locais, que são grandes produtores de resíduos e podem se tornar multiplicadores do projeto, difundindo a ideia também junto aos seus colaboradores. Além da contribuição com o meio ambiente, receberão um certificado do Conta Cidadã que comprova sua responsabilidade socioambiental.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE - Alinhado ao desenvolvimento sustentável, o Conta Cidadã foi implementado em 2013, voltado para os clientes residenciais, cujo desconto pode chegar ao valor total da fatura. O objetivo é incentivar os clientes a trocarem materiais recicláveis (papel, metal e plástico) por bônus na conta de energia, buscando conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos, contribuindo também para o uso adequado e consciente da energia elétrica.
Por exemplo, uma tonelada de papel reciclado evita o corte de 20 a 30 árvores, reduzindo o consumo de energia elétrica em 71% e o de água em 98 mil litros. Reciclar também significa economia de energia. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a média de lixo produzido é 1,02 kg/habitante/dia.
O Projeto Conta Cidadã faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel e é desenvolvido pela Energisa.
Energisa alerta sobre possíveis golpes
A necessidade de economizar energia para a redução do valor da conta está motivando a ação de golpistas, pessoas que tentam se passar por funcionários da distribuidora, oferecendo facilidades para a redução do consumo: simulam cálculos e reparos nas instalações elétricas internas, a fim de extorquir dinheiro do cliente.
Por isso, a Energisa orienta o consumidor a ficar atento e relembra que a empresa não executa serviços dentro da residência dos clientes, não vende serviço desta forma, e principalmente, todo pagamento à empresa é realizado por meio da conta de energia elétrica, que deve ser paga nos bancos ou agentes credenciados.
Além disso, é muito importante saber identificar corretamente os colaboradores da Energisa para evitar situações deste tipo. As equipes apresentam-se sempre uniformizadas, com veículo com o nome da Energisa, portando crachá de identificação.
A Energisa, tão logo tomou conhecimento desses golpes, realizou o registro da ocorrência na delegacia de polícia de Nova Friburgo.
Em caso de dúvidas, os clientes devem entrar em contato com a Energisa através do call center 0800-032-0196, para comprovar a identidade dos colaboradores e o despacho do serviço.
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