(SECOM) - Acompanhado de sua mulher, Betty Rodrigues de Mello, e de parte de seu secretariado, o prefeito Heródoto Bento de Mello recebeu em seu gabinete no fim da tarde de sexta-feira, 17, o cônsul geral da Áustria, Reinhold Johannes Steinberger, acompanhado da esposa Jane. O objetivo do encontro, além de uma visita cordial do cônsul a Nova Friburgo, foi estreitar os laços de amizade entre aquele país e o município, que tem uma colônia austríaca.
Num breve discurso o cônsul, que foi recebido na entrada do Palácio Barão de Nova Friburgo, onde participou de hasteamento de bandeiras e execução dos hinos brasileiro e de seu país, agradeceu pelo carinho e a acolhida que Nova Friburgo lhe proporcionou. “A cidade é privilegiada pelo clima, que me faz lembrar muito a Áustria”, disse.
Durante descontraída conversa, o prefeito Heródoto presenteou o cônsul com um livro de fotografias de Regina Lo Bianco, com paisagens friburguenses, e falou sobre sua intenção de levar à Unesco solicitação para considerar sua tese sobre o parque em que se constitui o município como um todo.
“Nova Friburgo é um parque, que tem dentro dele uma cidade”, disse o prefeito, explicando mais uma vez que dos 1009 km² de todo o território friburguense apenas 3% são ocupados pela cidade. “O restante são mato, belezas naturais, recursos hídricos e florestais”, detalhou. “Com isso, promoveremos e desenvolveremos ainda mais a vocação turística que o município possui”, afirmou Heródoto.
A ideia deixou Reinhold Johannes Steinberger muito curioso em relação ao município e suas características naturais. Tanto que o prefeito foi logo mostrando uma série de fotografias a partir de um trabalho muito interessante e ao qual vem se dedicando a fotógrafa Iara Reis que, em breve, fará uma exposição na cidade.
INTERCÂMBIO
Heródoto demonstrou muito interesse pela cultura austríaca e revelou ter intenção de poder mostrá-la ao povo friburguense, através de intercâmbios culturais, como exposições, fotografias e músicas.
Ao fim do encontro o prefeito recebeu de presente do cônsul um CD da Filarmônica de Viena - uma das maiores do mundo -, além de um livro sobre as características da Áustria. Também os convidados foram apresentados ao visitante, entre os quais, os secretários Anita Ferro da Cunha Lima (Gabinete), Álvaro Ottoni de Menezes (Pró-Leitura), Sergio Madureira (Turismo), Hudson Aguiar Miranda (Autran), Girlan Guilland (Comunicação Social), Roberto Vianna (Preservação Ambiental), Wilson Tavares (Conselheiro Paulino), Eduardo Valentim (Planejamento), Armindo Müller (cerimonial), Roosevelt Concy (Cultura) e Roberto Robadey (Defesa Civil), Nelson Bohrer (Pró-Memória) além dos presidentes e representantes das colônias de Nova Friburgo, Lola Madeira Vombum (Áustria), Maria do Carmo Estebanez Neves (Espanha), Otomu Watanabe (Japão), Gilberto Sader (Líbano), Armindo Müller (Alemanha), Irené Renné Pegaitaz (Suíça), Peter Nagatsuka (Ascofri) e o médico e capitão-de-fragata Nestor Faria de Miranda Jr., diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo.
NOITE DA ÁUSTRIA: JANTAR E MÚSICA
A recepção ao cônsul da Áustria, no entanto, não se limitou às formalidades diplomáticas de sua chegada à cidade. Ele participou, juntamente com integrantes da colônia austríaca, autoridades e demais convidados, da Noite da Áustria, que constou de jantar, no Country Clube, onde foi servido o tradicional Knöndel.
Igualmente acompanhado de dona Betty e de secretários municipais (coronel Hudson de Aguiar Miranda, Girlan Guilland, Sergio Madureira, Frank James e Eduardo Valentim), o prefeito aproveitou a ocasião, que contou ainda com apresentações de músicas típicas daquele país, para fazer uma apresentação oficial de seu chefe de cerimonial, o pastor Armindo Müller. Como ele será nomeado futuramente como secretário das Relações Institucionais e Exteriores, o chefe do Executivo falou brevemente da importância de suas funções para o fortalecimento das relações de Nova Friburgo com cada um dos países que compõem a nossa formação cultural e histórica. “Ele é, desta forma, o nosso embaixador junto a todos vocês”, disse um animado Heródoto que, momentos antes, fez questão de – como ele mesmo disse – compor uma bandeira austríaca, ao inserir uma toalha branca em meio a um pano vermelho que encimava o ambiente. Vermelho e branco são as cores oficiais da Áustria.
Deixe o seu comentário