O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Codenf) foi empossado na noite de segunda-feira, 4 de abril, no Salão Azul da Prefeitura de Nova Friburgo. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Olney Botelho, conduziu a reunião ao lado do secretário municipal de Turismo, José Carlos da Motta, e Jorge Maciel, da InterTV, representando a imprensa friburguense.
A primeira boa notícia anunciada foi sobre recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento, criado para complementar ações do Conselho: 0,5% (meio por cento) das receitas tributárias do município, compreendidos os impostos, taxas e contribuições de melhorias, serão destinas ao Fundo.
Para Olney, o principal papel do Codenf será “unir as ações para que elas possam acontecer no mesmo ritmo. O Conselho não quer apagar qualquer entidade, mas ajudar a fomentar, sem interferir na autonomia de cada uma delas”, explicou o secretário.
O Conselho, que possui diversas atribuições, é responsável não só por gerir o Fundo — estabelecendo programas e prioridades para aplicação de seus recursos —, mas também pela instituição de Câmaras Técnicas, que realizarão estudos, pareceres e análises de matérias específicas, com o objetivo de subsidiar decisões.
O prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, que foi recebido como presidente de honra do Conselho, fez questão de explicar o motivo pelo qual se afastou da Prefeitura por pouco mais de uma semana. “Eu estava precisando. Eu também precisava me renovar. Sergio Xavier à frente da Prefeitura foi um exemplo de exercício da democracia”.
Dermeval lembrou-se da frase dita e repetida inúmeras vezes pelo produtor Sergio Madureira — “Ame Nova Friburgo” — como um estímulo a toda população. “Vamos deixar de ver os defeitos e crescer. Há pouco discutíamos com o DER como será Duas Pedras. A comunidade tem o direito de se manifestar, embora não tenhamos parado tudo; o que pareceu uma ‘parada’ foi o tempo para um estudo. Eu disse ao DER o que é preciso fazer, mesmo que tenhamos que pedir à Dilma, ao Pezão.”, desabafou o prefeito.
Composição
Os novos conselheiros empossados para o período de dois anos terão 90 dias para elaborar novo Regimento Interno. São eles: Prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto – Presidente de Honra; Vicente Bastos Ribeiro (titular) e Carlos Iecker dos Santos (suplente) - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Centro Norte Fluminense; Cláudio Santos Verbicário (titular) e Júlio Celles (suplente) – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo; Fernanda Gripp (titular) e Raquel Stum (suplente) – Serviços de Apoio à Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Olney Botelho (titular) e Paulo Celles (suplente) - Sindicatos Patronais; Edil Barros (titular) e Gilson Pereira (suplente) – Sindicatos dos Trabalhadores; Jorge Maciel (titular) e Walter Thurler (suplente) – veículos de comunicação; Edson Almeida (titular) e Roberto Mendes (suplente) – Câmaras Técnicas.
Segundo Jorge Maciel, que ajudou na organização das correspondências expedidas às instituições para participação na nova composição do Conselho, o representante da Câmara deverá ser o vereador Jorge de Carvalho. Jorge Maciel anunciou ainda que os veículos de comunicação da cidade dialogam sobre veiculação gratuita de informes que promovam empresas e produtos de Nova Friburgo, objetivando a conquista de novos mercados.
A Mesa Diretora do Conselho está formada por: Olney Botelho (1º presidente), Cláudio Santos Verbicário (1º vice-presidente), Vicente Bastos Ribeiro (2º vice-presidente), Edson Roberto Almeida (3º vice-presidente), Fernanda Gripp (secretária) e Jorge Maciel (2º secretário).
As Câmaras Técnicas serão representadas por Motomo Watanabe (Agricultura, Floricultura e Agronegócios), Edson Almeida (Responsabilidade Social e Assuntos Comunitários), Marcos Souza (Jovens Empresários e Trabalhadores), Roberto Mendes (Imagem e Marketing), Carlos Iecker dos Santos (Indústrias), Cláudio Santos Verbicário (Micro e Pequenas Empresas – comércio, indústria e serviços), Renato Bravo (Projetos de Captação de Recursos e de Aração de Investimentos), José Manes (Saúde), José Carlos Alves (Segurança, Justiça e Cidadania) e Flávio Stern (Turismo). As Câmaras Técnicas nas áreas de Construção Civil e Imobiliário, Educação, e Infraestrutura e Planejamento Urbano e Rural serão compostas posteriormente.
Deixe o seu comentário