Presidentes de associações, cooperativas e sindicatos se reuniram recentemente para mais um encontro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. A 79ª assembleia, que foi realizada no salão de reuniões da prefeitura, também contou com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ConRural e Sebrae. Entre os temas abordados, a importância da emissão da Declaração Anual de Produção Agrícola teve destaque, já que o documento permite repasse de recursos para o município, além de nortear investimentos para o setor rural.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, o zootecnista Selmo Santos, a pasta possui um departamento específico para tratar de assuntos relacionados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e uma unidade volante com pessoal capacitado, que vai a campo circulando pelos distritos para realizar a Declan.
A mesa diretora do evento foi composta pelo presidente do CMDRS, Selmo Santos; Carlos Magalhães, da Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Izídio, da Secretaria estadual de Agricultura; Ivanilda Pereira, da Associação do Barracão dos Mendes, e Renato Botelho, da Associação de Florândia da Serra.
O Programa Estradas da Produção e o programa municipal de manutenção das estradas vicinais também foram apresentados na ocasião. De acordo com os dirigentes rurais, um dos maiores problemas enfrentados pelo setor diz respeito à falta de abrangência desses programas citados em pequenas estradas vicinais, conhecidas como galhos e pontas.
O CMDRS foi implantado em 2001 para ampliar o espaço público para as discussões e avanços na produção agrícola e aumentar a percepção do agricultor familiar em relação ao cuidado com a produção e o meio ambiente.
Deixe o seu comentário