(SECOM) - O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Nova Friburgo (Comdipi) convida toda a comunidade interessada em participar das discussões e políticas para o idoso friburguense, a participar da primeira reunião ampliada que acontecerá no dia 7 de julho, quinta-feira, das 8h30 às 14h, no auditório do centro administrativo da Prefeitura, localizado no antigo prédio da Oi Telemar, no terceiro andar.
Este encontro será um tipo de conferência local para a discussão de assuntos inerentes ao pacto nacional a ser utilizado como diretrizes para as conferências regionais e seus resultados para a conferência nacional. Esta reunião terá a presença da Sra. Maria da Penha Franco, presidente do Conselho Estadual do Idoso e superintendente estadual da Pessoa Idosa, e outras autoridades que abordarão diversos temas relevantes para as pessoas da terceira idade.
A primeira parte do evento será uma mesa redonda e, na segunda, a apresentação de propostas dos grupos de trabalho que se farão a partir da primeira mesa. “Nossa ideia é levar o idoso para essa reunião e pedimos então que participem, venham, e falem das suas necessidades”, afirmou a presidente do Conselho, Cláudia Mara Ribeiro Barboza.
De acordo com dados da entidade, são registradas em média de duas a seis denúncias de maus-tratos aos idosos por semana na cidade. No ano de 2010 foram em torno de 144.
“Se considerarmos o tamanho do município, diríamos que temos muitas situações de descasos. Em sua maioria, trata-se de falta de informação sobre as leis que os protegem. Encontramos violência física, psicológica, sexual, abuso financeiro, negligência e autonegligência. Já observamos situações que faltava apenas um mediador de conflitos para que a família percebesse o quanto ainda poderia fazer pelo seu idoso. Não podemos identificar um caso específico de maus-tratos e caracterizá-lo como o mais terrível. Temos que conscientizar as pessoas que eles merecem todo nosso respeito. Nossa cultura privilegia o bom, o belo e o útil. Precisamos mudar essa cultura, desconstruir a ideia da inutilidade de uma pessoa da terceira idade. Hoje, às vezes, ele é responsável pela manutenção de uma família inteira. Isso é ser inútil? Estamos preparados para ouvi-los. Buscamos políticas públicas que evidenciem o envelhecimento saudável e a sustentabilidade das ações específicas. Temos o apoio do prefeito Dermeval e da comunidade e com isso teremos sucesso”, assegurou Cláudia Mara.
O Comdipi atende a população na sala do Conselho da Pessoa com Deficiência, na antiga rodoviária (Avenida Alberto Braune 223), e também recebe denúncias pelo telefone 2525-9213 ou 2543-6303.
Deixe o seu comentário