O Conselho Municipal de Turismo (CMT) de Nova Friburgo realizou na última terça-feira, 13, sua centésima reunião ordinária, considerada ‘um marco’ pelo secretário Nauro Grehs. O titular da pasta do Turismo não pôde participar do encontro por estar em Brasília, participando de reunião, acompanhado do prefeito Heródoto Bento de Mello, para tratar do projeto do centro de convenções, um dos temas que vem sendo tratados pelo próprio Conselho, conforme informou o presidente do CMT, Peter Nagatsuka.
Durante a reunião, o consultor do Sebrae Jarbas Modesto apresentou a sugestão de criar quatro câmaras temáticas para focar o trabalho do Conselho: marketing e comercialização (acompanhamento do plano de marketing; divulgação dos atrativos culturais, naturais e artificiais; visitas técnicas; participação em feiras e eventos), capacitação (sensibilização para o turismo; qualificação de mão de obra), gestão (políticas públicas, articulação pública e privada; captação de recursos; acompanhamento das ações; plano de desenvolvimento turístico) e infraestrutura (sugestão e acompanhamento de ações de melhoria de infraestrutura). Alguns conselheiros também sugeriram a criação de uma câmara de meio ambiente.
O consultor do Sebrae também debateu com os conselheiros alguns entraves que impedem o desenvolvimento do turismo em Nova Friburgo. Entre os fatores negativos mapeados estão pouca integração e comunicação entre os destinos (Petrópolis, Guapimirim, Cachoeiras, Teresópolis e Nova Friburgo), falta de comprometimento nas associações, enfraquecimento dos eventos regionais, falta de qualificação, falta de sensibilização da comunidade para o turismo, divulgação insuficiente, problemas com horários de funcionamento dos estabelecimentos e ausência de políticas públicas e planejamento.
Ao apontar novos rumos para o turismo de Nova Friburgo e região, Jarbas Modesto citou como soluções para o desenvolvimento do turismo: estudo de capacidades de carga dos atrativos dos destinos; plano de desenvolvimento turístico; divulgação dos atrativos culturais; integração entre circuitos turísticos, instalação do pórtico da cidade e do centro de convenções; implementação do selo de qualidade; visitas técnicas (benchmarketing); elaboração de projetos para captação de recursos; turismo social segmentado (compras, terceira idade, negócios, etc.) e reativação do fundo de turismo.
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