A reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo, que acontece sempre na primeira segunda-feira útil de cada mês, no Centro de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, promete para 9 de novembro, às 19h, um debate com o Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê (CCAB), entidade que tem um assento como Conselheira Titular no referido Conselho.
A pauta será estruturada em torno do assunto: A Questão da Saúde da População Negra, principalmente a Anemia Falciforme em Nova Friburgo. Segundo a professora Ilma Santos, diretora do CCAB, “a todo o momento nos deparamos com companheiros negros e afrodescendentes sofrendo de patologia com características da comunidade negra, sem ter a devida atenção, pois nem sempre os profissionais de saúde e a própria pessoa tem o entendimento que a doença precisa de um olhar diferenciado devido a sua especificidade”.
A palestrante convidada, Ilka Maria, faz parte da Coordenação Estadual de Saúde no Programa de Saúde da População Negra do Rio de Janeiro e também do Grupo de Trabalho de Falcêmicos. Todas as reuniões ordinárias do Conselho são abertas para comunidade em geral, principalmente para o Controle Social, que representa, na verdade, os usuários do SUS e é fiscalizador legal do bom andamento da Saúde em Nova Friburgo, bem como em todo país.
A reunião em tela terá outros temas a serem abordados, inclusive a implementação do Centro de Referência da População Negra em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário