Motivada pela possibilidade de união das prefeituras da região em torno de um ideal comum: a otimização da gestão pública, teve início nesta segunda-feira, na sede da Firjan Regional, mais uma nova reunião do Conselho de Desenvolvimento Político Regional. A reunião contou com a presença do prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, que aceitou o convite da Firjan e do CIS-Serra (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Região Serrana) para aderir ao trabalho que será desenvolvido pela UFF na região.
O presidente da Firjan Regional, Carlos José Ieker, explicou que o objetivo do Conselho de Desenvolvimento – formado pela Firjan, prefeituras dos municípios vizinhos e outros parceiros – não é interferir na administração municipal, mas debater e discutir que ações podem ser levadas em nível regional. “Nossa região é pouco contemplada por investimentos que são feitos no estado. O trabalho da Firjan vem sendo também o de fortalecer a sinergia entre esses municípios da região, visando o desenvolvimento. Para as indústrias se instalarem aqui, elas precisam de condições, precisam de energia, de saúde, de segurança. A UFF vem desenvolvendo um trabalho a nível regional que pode colaborar com o nosso desenvolvimento”, disse.
O coordenador executivo do Núcleo de Gestão Municipal da UFF, Igor Oliveira, falou em seguida. “Os municípios estão alinhados. Tudo começa com uma análise documental, preenchimento de um formulário técnico e pesquisa até o desenvolvimento do projeto”. Segundo ele, o trabalho da UFF baseia-se no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), além de dados do IBGE e de indicadores produzidos pela própria universidade.
O objetivo do diagnóstico é abrir caminho para a implantação de um cinturão digital, como denominou o professor da UFF. A ideia é que se forme esse cinturão digital de Itaocara-RJ a Cachoeiras de Macacu-RJ, passando pelos municípios do Centro-Norte Fluminense. “Regionalizar a pesquisa é importante, mas respeitar a governabilidade de cada município também”, explicou Igor.
A apresentação da proposta foi feita na reunião anterior do Conselho de Desenvolvimento Regional ocorrida em março. Em menos de dois meses, diversas prefeituras entre elas, Bom Jardim, Macuco, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Madalena, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, Sumidouro, Teresópolis e Nova Friburgo assinaram o acordo que dá a partida ao projeto. Na sua fase inicial, o diagnóstico administrativo não tem custo para as prefeituras e as fases seguintes de implantação do projeto de cidade digital poderão contar com recursos externos, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do BNDES. O foco do trabalho da UFF está em implantar e integrar os cadastros da administração pública, promovendo a eficiência e a eficácia na gestão pública.
O prefeito de Nova Friburgo aproveitou a ocasião para fazer uma pequena explanação histórica sobre a relação dos municípios do Centro-Norte Fluminense. “Somos, na verdade, um conjunto. Temos os mesmos interesses, a mesma origem, a mesma história. Aqui não passa nenhuma estrada federal, não temos migrações nacionais, fomos postos de lado de todos os investimentos nacionais. Acho muito útil esta proposta. Quero colocar Nova Friburgo neste congraçamento. Precisamos nos unir: um por todos, todos por um!”, finalizou. Para o presidente do CIS-Serra, Affonso Monnerat, a palavra do prefeito de Nova Friburgo foi muito importante. “Estamos esperando ouvir isso há muito tempo. Todos reconhecemos que Nova Friburgo é um polo. De minha parte estamos de braços abertos”, afirmou.
A atitude do prefeito de Nova Friburgo inspirou as palmas dos presentes. Os prefeitos de Trajano de Moraes, Madalena e Cordeiro, o deputado Rogério Cabral também participaram da reunião. Estiveram presentes também os convidados Paulo Gouvea e Ronaldo Azevedo, da UFF, Mário Alfredo Botelho e Antonio Silva Neto, secretários municipais de Cordeiro e Nova Friburgo, respectivamente.
Deixe o seu comentário