O Conselho da Moda reuniu-se na sede da Firjan Regional, em Nova Friburgo, no último dia 28 para discutir as ações do setor. Na pauta, uma avaliação da Fevest - Feira de Moda Íntima, Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região, realizada em julho, além da discussão sobre itens do Planejamento Estratégico do setor.
A presidente do Conselho da Moda, Nelci Layola, também vice-presidente da Firjan Regional, destacou a importância de aproximar a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo do Conselho da Moda, já que a prefeitura faz parte dessa governança e é importante para o desenvolvimento do setor.
O presidente do Sindvest, Carlos Eduardo de Lima, apresentou um balanço da Fevest 2009 com os números da pesquisa feita com participantes da feira. “A Fevest é muito importante para o setor e para Nova Friburgo. É preciso que todo o setor participe, porque quanto mais confecções participarem, mais expressão tem a feira”, disse, destacando que os expositores aprovaram o mês de julho para a próxima edição da feira, mas sugerem alteração no horário de funcionamento. Na pesquisa, os expositores informaram que 100% farão negócios pós-feira.
Os empresários presentes solicitaram o apoio financeiro da PMNF, representada pela Secretaria de Turismo, Secretaria de Comunicação Social e Secretaria do Trabalho, para que seja possível realizar a Fevest 2010. Os presentes sugeriram que apenas um dia fosse aberto para visitantes, que a divulgação da feira fosse mais intensa na região nordeste do país e que as placas de indicação para o local da feira na cidade fossem maiores.
Presente à reunião, o secretário municipal de Turismo, Sérgio Madureira, ressaltou a importância de inovar as ações do APL para atrair os compradores. Ele disse também que aguarda a aprovação do orçamento da Secretaria de Turismo para 2010, pois ele contempla investimentos em ações que beneficiarão o setor. Segundo Madureira, o setor de Turismo tem todo o interesse em apoiar a Fevest e pode ajudar a divulgar a feira em todos os seus canais.
Roberto Botto, do Convention Bureau, sugeriu uma mobilização do setor para que os empresários donos das lojas do bairro Ponte da Saudade abram as lojas aos domingos e feriados, já que a cidade é conhecida nacionalmente como a Capital da Lingerie e atrai turistas por isso.
Os outros itens da pauta também foram discutidos. O gerente da Representação Regional Centro-Norte Fluminense da Firjan, Gustavo Sarruf, apresentou informações sobre o Projeto do Centro de Referência da Moda a ser construído no bairro da Ponte da Saudade. As ações previstas para o centro de referência são: reuniões dos comitês e Conselho da Moda; showroom e o Museu da Lingerie, que receberá doações dos acervos da Fábrica de Rendas ARP e Filó; Fórum da Moda e Conversa Íntima; palestras, workshops, treinamentos e oficinas; organização e realização de pequenos eventos; implantação do Programa de Comunicação; inteligência competitiva; implantação de sistemas de apoio à decisão e de gestão da produção; orientação aos compradores; aprimoramento do site do polo; acesso ao crédito; apoio à exportação.
Carlos Eduardo de Lima informou que está verificando, junto ao Ministério do Trabalho, a possibilidade de formalizar a profissão de sacoleiro, com o objetivo de trazer mais segurança e estabilidade a esse trabalhador.
Deixe o seu comentário