Conselho da Euterpe aprova “Embaixadores dos 150 anos”

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Conselho da Euterpe aprova “Embaixadores dos 150 anos”
Conselho da Euterpe aprova “Embaixadores dos 150 anos”

Os presidentes dos conselhos Diretor e Deliberativo da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, respectivamente, Francisco de Assis da Silva e José Nilson da Silva, conduziram reunião na noite da última quarta-feira, 19, na sede da agremiação musical, com as participações de conselheiros, diretores, professores da Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos, músicos e demais euterpistas.
Na pauta do encontro, dois grandes temas para encerrar 2012 e marcar de vez 2013 como o ano do sesquicentenário da agremiação: as aprovações à instituição da comenda “Embaixadores dos 150 anos” e do nome do engenheiro e empresário Jairo Wermelinger para o cargo de presidente de honra da SMBEF. Ambas as decisões foram unânimes e por aclamação.
Num telefonema ao engenheiro Jairo Wermelinger convidando-lhe para o cargo, vago desde o ano passado, o presidente Assis ouviu do empresário sua pronta aceitação e ainda sua reação positiva ao convite, dizendo que se sentia muito honrado com a distinção, assim podendo estar integrado a um momento tão importante da história da Euterpe Friburguense.

A todo vapor
O presidente Assis abriu a reunião, expondo inicialmente as atividades mais recentes relacionadas às comemorações do sesquicentenário. “Estamos a todo vapor”, disse o presidente para exemplificar a atenção e o esforço que tem sido desenvolvidos pela diretoria para os preparativos dos festejos, acrescentando ainda que a data merece. “Afinal de contas, não é qualquer dia e a qualquer hora que uma instituição consegue completar 150 anos.”
Tendo ao seu lado à mesa, além do presidente Nilsinho (deliberativo), o ex-presidente da banda, Jorge Carvalho, e o diretor de La Gazeta Italo-Brasiliana, Giuseppe Arno, representante consular italiano em Nova Friburgo, o presidente passou a condução da reunião ao presidente do Conselho Deliberativo.
Diversas propostas e sugestões também foram analisadas para integrar a programação dos festejos, que se estenderá pelo ano de 2013. A festa de entrega da comenda aos 150 Embaixadores dos 150 Anos será realizada no dia 10 de março, sendo que, conforme prevê o estatuto da agremiação, cada um dos contemplados passa a ser sócio honorário da Euterpe.
As duas primeiras personalidades a serem distinguidas com a comenda já foram convidadas na semana passada: o jornalista Zuenir Ventura e o produtor musical, compositor e instrumentista Rildo Hora, sendo que os demais 148 nomes serão definidos até o fim de janeiro. Na própria reunião alguns nomes foram sugeridos, sendo que cada diretor ficou encarregado de sugerir dez nomes, se responsabilizando pelos devidos contatos para que o respectivo homenageado possa ser convidado oficialmente. A definição final dos agraciados ocorrerá num próximo encontro a ser marcado especificamente com essa finalidade.

Homenagem aos músicos
Ex-vereador e ex-presidente da banda, o professor Jorge Carvalho, tem sido também um dos mais entusiasmados com os preparativos. Ele defendeu no encontro que não podem ser esquecidos os antigos músicos, que atualmente não estão mais na banda, sendo que o presidente Assis lembrou também que, como a programação se estenderá por todo o ano, a previsão de homenageá-los é 22 de novembro, dia da música e dos músicos, em razão da data ser consagrada à Santa Cecília, padroeira da categoria.
Um dos músicos mais antigos na banda, o primeiro-trompetista e professor de teoria Gilberto Pinheiro, se prontificou em relacionar e obter os contatos desses músicos para que estejam integrados às festividades.
Também participaram do encontro, entre outros: o presidente do conselho fiscal, Laênio Stutz Pereira; o jornalista Nelson Alvarez, o maestro Nelson José da Silva Neto; Patrícia da Costa Cordeiro, secretária da banda; o professor e maestro da Banda-Escola, Gilney de Oliveira; o jornalista Girlan Guilland, coordenador do projeto “Rumo aos 150 anos”; o consultor cultural da banda, Thiago Mello; o também músico e professor Arthur Damasceno e o primeiro-clarinetista e professor Marco Antonio da Conceição, o Marquinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade