Conselheiro Paulino: um Natal para lá de especial

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Conselheiro Paulino: um Natal para lá de especial
Conselheiro Paulino: um Natal para lá de especial

Texto: Dayane Emrich / Fotos: Amanda Tinoco

O Natal é tempo de alegria, festas, reunião da família e dos amigos. Época que encanta a todos, não somente pelos sentimentos de paz e solidariedade que parecem fluir nesses dias, mas pelas belas decorações espalhadas por diversos pontos da cidade. Um deles é a Praça Lafayette Bravo Filho, localizada em Conselheiro Paulino.

O local, passagem obrigatória para centenas, se não milhares de pessoas todos os dias, junto à Praça Getúlio Vargas no Centro, foi um dos escolhidos para receber o projeto "Praça Encantada”. Patrocinado pelo Instituto Francisco Faria, o principal objetivo da ação era transformar as praças em referências natalinas, atrair turistas e resgatar a autoestima do município. 

Além de uma suntuosa árvore de Natal em forma cônica e estrutura metálica, com 14 metros de altura — repleta de enfeites como estrelas, bolas vermelhas e douradas, milhares de lâmpadas LED e laços de veludo —, o coreto da praça também foi decorado, recebeu fitas ao seu redor, laços vermelhos, entre outros ornamentos. A iniciativa surpreendeu os moradores do local, que sentiam falta da decoração natalina nos espaços públicos do distrito.

A árvore de Natal e a decoração do coreto da Praça Lafayette Bravo foram feitas por uma empresa especializada no ramo, a Schneider Christmas, com sede em Florianópolis (SC). O projeto foi inaugurado no dia 30 de novembro e, desde então, vem agradando quem passa pela localidade. É o que conta o fotógrafo Jander Nogueira, que mora em São Jorge. "Eu achei que ficou muito bom. Pena ter que partir da iniciativa privada. Mas acho que a decoração ficou muito linda. Faz a gente sentir o espírito natalino e incentiva os moradores a ficarem mais nas praças”, disse ele. 

Outra atração que promete atrair visitantes para a praça é o tradicional presépio de Conselheiro. Antigamente, ele era montado nas escadarias da Igreja Santa Teresinha, mas há alguns anos vem sendo erguido na praça. Um detalhe é que, diferentemente do que a maioria das pessoas imagina e do que acontece com outros presépios — abertos para a visitação durante todo o mês de dezembro —, o presépio de Conselheiro Paulino só está disponível para visitantes a partir da meia-noite do dia 24 de dezembro. 

De acordo com informações da Secretaria de Conselheiro Paulino, normalmente o presépio fica pronto alguns dias antes da noite de Natal, mas permanece fechado até a meia-noite do dia 24, quando a festa é aberta pela tradicional Folia de Reis. 

Vale destacar também que ainda não se sabe ao certo até quando o presépio estará disponível para visitantes. Segundo a secretaria, comumente ele se estende até o dia 20 de janeiro.  Contudo, como a data cairá num dia de semana, ainda será decidido se a atração ficará aberta até o dia 18 ou até 24 de janeiro. 


Folia de Reis

Tradição antiga, a manifestação popular conhecida como Folia de Reis é mais uma das festividades que serão promovidas durante a comemoração de Natal na Praça Lafayette Bravo Filho, no distrito de Conselheiro Paulino. 

A Folia de Reis é uma herança dos colonizadores portugueses e está diretamente ligada a devoção e a religiosidade do povo, sendo uma das maiores celebrações da cultura popular. Geralmente, é composta pelo mestre de folia, o contramestre, os músicos, os cantadores e os palhaços, que cantam e tocam em louvor ao nascimento de Jesus, relembrando os reis magos que viajavam guiados pela estrela de Belém.

Em Conselheiro, a Folia de Reis vai abrir a festa de fim de ano e se estender pela madrugada do dia 24 para o dia 25. 

 

 

Inaugurado recentemente, parque infantil na Praça Lafayette Bravo era pedido antigo da população

Texto: Dayane Emrich / Fotos: Amanda tinoco

Os moradores de Conselheiro Paulino, principalmente as crianças, têm o que comemorar neste fim de ano. Isso porque recentemente foi inaugurado na Praça Lafayette Bravo um parque infantil com balanço, roda giratória, escorrega e gangorra, entre outros brinquedos. 

O parquinho era uma demanda antiga da população local, já que no distrito praticamente não há áreas de lazer. Pelo menos foi o que destacou a moradora do Alto do Floresta, Maria Euninda dos Santos, em matéria realizada pela A VOZ DA SERRA em 17 de setembro. Na época, Maria Euninda, vendedora ambulante, afirmou que não são feitos eventos no distrito e que no local não existem opções para diversão. "Não tem nada para fazer aqui, principalmente para as crianças. Elas precisam de um parquinho”, disse. Ela contou ainda que os pequenos utilizavam os aparelhos de ginástica da praça para brincar e que, por isso, muitos deles já estavam quebrados. Aliás, junto a entrega do parque infantil, a prefeitura informou que os aparelhos de ginásticas foram reformados.

A entrega do parque foi na sexta-feira, 12, e contou com a presença do prefeito Rogério Cabral, além do secretário de Esporte e Lazer, Renato Satyro, do subprefeito de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, e de assessores.

Conforme a Secretaria de Comunicação Social (Secom), este foi o terceiro parque infantil entregue no município em dois meses — os outros foram na Praça de Sant’Anna, no Cônego, e na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Ainda segundo a Secom, na mesma ocasião, o governo municipal deu início ao trabalho de reparos no calçamento da praça e anunciou que o banheiro que atende principalmente os taxistas do local também começará a ser reformado.

 

Nos dias seguintes à inauguração, parque infantil ficou movimentado

 

Balanço, roda giratória, escorrega, gangorra, entre outros brinquedos

Aparelhos de ginástica da praça foram reformados

 


A Rua Ventura Spargolli, localizada no Prado, tem sido alvo de reclamações dos moradores e de quem passa frequentemente pelo local. De acordo com um leitor — que preferiu não se identificar —, todos os dias, dezenas de carros estacionam ao longo da via de forma desorganizada e, alguns, de modo irregular, já que param dentro de curvas, na contramão ou mesmo em cima das calçadas, como mostra a foto. A grande preocupação é que a falta de consciência desses motoristas provoque algum acidente, além dos transtornos e incômodos que vem gerando, já que moradores e visitantes precisam se arriscar na rua, enquanto os carros ocupam parte do passeio. Sem falar nos condutores que devem ter atenção redobrada e cuidado para não bater em nenhum dos veículos mal estacionados. Vale destacar ainda que a Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Nova Friburgo (Apae) está fixada na Rua Ventura Spargolli, o que garante um movimento ainda maior para a localidade.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade