Conselheiro Paulino celebra 68 anos esta semana

Localidade foi elevada à categoria de distrito em 1952 e hoje desponta como força econômica de Friburgo
terça-feira, 07 de janeiro de 2020
por Lyvia Stael (lyvia@avozdaserra.com.br)
A Praça Lafayette Bravo Filho, onde fica a Igreja de Santa Terezinha (Fotos: Henrique Pinheiro)
A Praça Lafayette Bravo Filho, onde fica a Igreja de Santa Terezinha (Fotos: Henrique Pinheiro)

Composto por cerca de 40 bairros e uma área de aproximadamente 52 quilômetros quadrados, Conselheiro Paulino é o distrito mais populoso de Nova Friburgo, com mais de 60 mil moradores, e responsável por grande parte da economia friburguense. Isso porque a maioria das indústrias do município está concentrada ao longo de sua extensão.

Elevado à categoria de distrito em 7 de janeiro de 1952, através da lei 1.428, assinada pelo então governador estadual Amaral Peixoto, na época, a localidade era conhecida como Fazenda da Ponte de Tábuas, mas ganhou um novo nome, em homenagem a uma figura emblemática: o conselheiro Paulino José de Souza.

O distrito concentra importantes fábricas do setor metalmecânico — como as metalúrgicas Stam, União Mundial e 3F — cujo carro-chefe são as fechaduras. Outras grandes empresas locais também estão baseadas em Conselheiro Paulino, como a Friburgo Auto Ônibus (Faol), confecções de moda íntimsa e distribuidoras de alimentos e bebidas.

O comércio diversificado também chama a atenção no 6º distrito friburguense. São lojas de móveis, materiais de construção, autopeças, venda de carros, oficinas, postos de combustíveis, padarias, supermercados, restaurantes, lanchonetes, bancos, lojas de roupas, floriculturas, farmácias, entre tantos outros estabelecimentos. Por este motivo, não há como negar que Conselheiro Paulino responde por uma parte bastante significativa do PIB municipal. Há quem diga, inclusive, que o distrito é o pilar da economia friburguense, sendo hoje a principal fonte de receita de Nova Friburgo.

As áreas de lazer são outro ponto forte do distrito. O Haras Kaylua, a ponte de ferro localizada na Fazenda da Laje, o Véu das Noivas, o Cão Sentado e o tradicional Festival de Folia de Reis, que reúne diversos visitantes, são alguns deles. A agremiação carnavalesca mais antiga de Nova Friburgo também fica em Conselheiro: o Grêmio Recreativo Escola de Samba Alunos do Samba. 

No distrito também estão o Nova Friburgo Futebol Clube, o antigo Campo do Pastão, atualmente chamado de Geraldo Leão, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), o Ginásio Esportivo Frederico Sichel, entre tantas outras instituições. Também localiza-se em Conselheiro Paulino, o maior complexo habitacional do município: o condomínio Terra Nova que reúne cerca de dez mil moradores. Ele foi construído para abrigar as famílias que tiveram seus imóveis destruídos ou interditados na tragédia das chuvas de 2011.   

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade