“Nova Friburgo é ainda mais linda vista de cima”, definiu o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Zury Maurer, após o sobrevoo realizado na última semana com o coronel Hudson de Aguiar Miranda, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e diretor da Força-Tarefa de Ordem Urbana, e o coronel Claudeci Ribeiro, que utilizaram um helicóptero do 12º Batalhão da Polícia Militar de Niterói. Com o objetivo de mapear o crescimento do município, o sobrevoo contou ainda com o vereador Marcos Medeiros e equipes das TVs Zoom e TVC, que capturaram belas imagens da cidade.
Apesar dos fortes ventos, os tripulantes puderam em 40 minutos de voo ter uma macrovisão de Nova Friburgo, conhecendo e comprovando o crescimento da cidade e a geografia de áreas tidas como violentas. Eles também observaram o quanto Nova Friburgo é rica em belezas naturais e também o crescimento desordenado da cidade, principalmente nos bairros de Conselheiro e Olaria, que chamam a atenção pela quantidade de novas moradias, identificadas por obras inacabadas e em desenvolvimento.
Coronel Hudson, que no primeiro voo esteve acompanhado da equipe da TV Zoom e de Zury Maurer, funcionando como guia, apresentou os pontos sobrevoados. Para o superintendente, o sobrevoo é de extrema importância para o mapeamento da cidade, identificando pontos em que há necessidade da ação da Defesa Civil, Posturas e até mesmo para futuras indicações de atividades com outras secretarias. “Nova Friburgo é mesmo uma cidade em meio a um parque como vem defendendo o senhor prefeito, porém, é preciso ser cuidada, pois há pontos de crescimento desordenado e ocupação indevida, locais que lá de baixo não se veem e que podem futuramente serem focos de problemas ocupacionais e até de segurança. O resultado das imagens coletadas servirá de análise para implementação de medidas preventivas, que serão estabelecidas pelo prefeito com as diretrizes a serem seguidas”, ressaltou coronel Hudson.
Durante a observação foram identificadas dez áreas de favelização, sendo que três podem estar se iniciando sob comando do tráfico de drogas, o que identifica uma área para imediata atuação da Polícia Militar, tal como em Conselheiro Paulino e no bairro do Rui Sanglard. Capitão Mattos, relações públicas do 11º BPM, observou que a visualização do município contribuirá para que o batalhão construa o organograma de sua área de atuação.
Zury Maurer, que pode experimentar a sensação de conhecer o município por outro foco, foi surpreendido pelo verde e qualidade de algumas moradias, o que lhe fez despertar para áreas de atuação do Conseg. O presidente ressaltou que cada vez mais comunidades de diferentes classes convivem em proximidade, o que pode ser foco para incidência de crimes. Observou que há muitas comunidades sem infraestrutura. Assim como identificado em estudo realizado pelo Conseg é comprovado que o crescimento desordenado é uma das razões para crescimento da violência, regiões de Conselheiro e proximidades acabam sendo propícias para ações da criminalidade.
Após identificar e analisar cada ponto da cidade as autoridades se reunirão em busca de soluções para que Nova Friburgo não perca a identidade de ser uma das regiões mais tranquilas da serra.
O voo capitaneado pelo capitão Antônio Assis e pelo sargento Afonso, da unidade de Niterói, percorreu todo o território de Nova Friburgo, chegando até São Pedro da Serra e Lumiar, onde o vereador Marcos Medeiros, acompanhado pelo coronel Claudeci, visualizaram a bela área verde da região e como o potencial de Nova Friburgo é desconhecido pelos próprios cidadãos.
O voo, que teve a finalidade de fazer uma análise visual da atual ocupação do solo urbano, detalhando os locais de ocupação desordenada pelos loteamentos clandestinos, foi uma oportunidade para que o Conseg pudesse conhecer a dimensão das necessidades do município e reforçar ainda mais seu objetivo de trabalhar pela retomada da paz e ordem social.
Deixe o seu comentário