Conseg recebe novos delegados de Nova Friburgo

terça-feira, 28 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Às vésperas da instalação da Delegacia Legal em Nova Friburgo, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) reuniu os recém-empossados delegados da cidade — Celso Couto, delegado regional responsável pela 7ª CRPI, e Luis Cláudio Cruz, titular da 151ª DP — no último dia 20, na sede do Conseg. Eles foram recebidos pelo presidente Rodrigo Guimarães, acompanhado dos diretores Zury Maurer, José Nilson, Antonio Carlos de Souza, José Carlos Alves e Antonio Carlos Celles, e pelos conselheiros Júlio Cordeiro e Myrthes Godoy. Também participaram da reunião o coronel Hudson de Aguiar Miranda, secretário municipal de Ordem Urbana, e o coronel Celso Novaes, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran).

Após passar por delegacias especializadas, como a de homicídios, e tendo se protagonizado na área acadêmica, o delegado Celso Couto aceitou o chamado da chefe de polícia, delegada Martha Rocha, para gerir a nova formatação da Polícia Civil na região do entorno de Nova Friburgo. Já Luís Cláudio, responsável pela 151ª DP, destacou as notícias da breve instalação da Delegacia Legal e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher na cidade. Segundo o delegado, além de mais celeridade no acompanhamento dos inquéritos e da maior qualidade da análise dos dados informatizados, a Polícia Civil quer primar pela excelência no atendimento à comunidade.

Outro ponto levantado pelos delegados foi quanto à definição oficial do Estado sobre a construção de uma casa de custódia para abrigar os presos da região. O delegado destacou que os detentos já não estão mais sendo recolhidos à carceragem da cidade, uma vez que o projeto da nova delegacia não dispõe de espaço para a custódia de presos. O tema casa de custódia vem sendo colocado em pauta pelo Conseg desde sua criação, e sempre enseja questionamentos populares. Sobre o tema, o delegado Celso deixou claro que uma de suas missões é trabalhar para uma solução da custódia dos presos da região, defendendo que a falta de um equipamento dessa natureza acarreta sérias repercussões para a própria sociedade friburguense, que precisará lidar com seus custodiados levados para a capital. Estima-se que a entrada em funcionamento da nova delegacia, mais capacitada, aliada à produtividade da nova Deam, principalmente com maior aplicação da Lei Maria da Penha, são fatores que vão impor maior peso sobre a demanda por vagas, o que justificaria uma casa de custódia com capacidade para 300 homens e 150 mulheres.

Na reunião, o Conselho renovou o compromisso de parceria com as forças de segurança, destacando a importância da participação da sociedade na queda dos índices de violência no município. Rodrigo Guimarães lembrou parcerias de sucesso já realizadas, como os equipamentos comodatados à delegacia da 7ª CRPI e a obra de reforma do prédio atual da 151ª DP.

Os presentes também chamaram a atenção para o trabalho conjunto que pode ser feito entre as polícias e os demais órgãos públicos, através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que teve suas atividades retomadas neste mês de junho.

Com a proposta de dar continuidade ao trabalho de redução da violência e criminalidade, a reunião deixou como resultados uma aproximação positiva entre as autoridades policiais locais e a promessa de maior integração, a partir da chegada das modernas estruturas, pelo bem de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade