Diferente do ocorrido nos outros anos, a quarta edição do Fórum de Segurança, promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Nova Friburgo teve como palestrantes somente profissionais que atuam em Nova Friburgo. Autoridades municipais e federais estavam no encontro, que teve boa participação da sociedade civil. O fórum aconteceu no auditório do Senai, no Centro.
O prefeito Heródoto Bento de Mello, os deputados Rogério Cabral (estadual) e Glauber Braga (federal), o vereador Marcelo Verly (representando a Câmara), o secretário de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, o capitão PM Rodrigo Mattos (11º BPM), o capitão Leonard Eyer (6º GBM) e o presidente do Conseg, Zury Maurer, formaram a mesa que dirigiu os trabalhos.
Quatro pessoas fizeram palestras sobre violência no trânsito, policiamento comunitário e carceragem cidadã. O chefe da Polinter, Orlando Zaccone, um dos palestrantes, não pode comparecer e foi substituído pelo vereador Professor Pierre, que está acompanhando as mudanças na carceragem em Nova Friburgo.
A primeira palestra foi proferida pelo capitão do 11º BPM, Rodrigo Mattos, que com o auxílio do tenente Marlon apresentou a proposta de policiamento comunitário, ressaltando os benefícios deste tipo de serviço, que integra comunidade com a polícia, agindo como forma de prevenção.
O capitão médico bombeiro Leonard Eyer, do 6º GBM, apresentou fotos de acidentes mostrando os índices de morte no trânsito, que excedem as de tempos de guerra em muitos países. A alta velocidade imposta pelos motoristas encabeça a lista de motivos das colisões, superando os casos provocados por embriaguez.
O secretário de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, apresentou slides com as medidas adotadas pela Autran para a melhoria do trânsito, da carga e descarga e o estacionamento rotativo. Ele apresentou ainda medidas que serão aplicadas para a melhoria da segurança, como a instalação de dezenas de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos do município.
Sobre a carceragem da 151ª DP, o vereador Professor Pierre mostrou fotos com as melhorias feitas no xadrez da Vila Amélia, hoje pertencente à Polinter. A apresentação levantou a discussão sobre a Casa de Custódia, e as delegacias da Mulher e Legal. O prefeito Heródoto, no início do fórum, disse que já há um lugar para a implantação de uma Casa de Custódia e até de um presídio agrícola.
O encontro terminou por volta das 22h, após serem respondidas as perguntas formuladas pela plateia sobre os temas abordados no fórum.
Deixe o seu comentário