Conseg quer voltar a chamar a atenção de quem atravessa fora da faixa

segunda-feira, 26 de maio de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Os acidentes no trânsito de Nova Friburgo têm chamado a atenção de moradores e autoridades. A cidade possui cerca de 200 mil habitantes e uma frota de 110 mil veículos emplacados, além de milhares de outros que circulam pelo município. E de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), na 151ªDP foram registradas, entre janeiro e março deste ano, 18 mortes e 231 vítimas com ferimentos em acidentes de trânsito — 66 a mais que o mesmo período do ano passado. Em dez anos, as mortes no trânsito brasileiro aumentaram quase 65%. Morreram mais de 37 mil pessoas em 2002, e em 2012 este número saltou para mais de 60 mil vítimas. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Avante Brasil, os pedestres e os motociclistas são as principais vítimas.

Para alertar a população quanto a esses dados alarmantes e em referência ao Movimento Maio Amarelo — desenvolvido com o mesmo intuito — o Pró-Vita, Programa Integrado de Redução da Violência no Trânsito, criado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg) em parceria com instituições e autoridades do município, retomará suas atividades neste domingo, 25, a partir das 8h. A faixa de pedestre e as rampas de acesso localizadas em frente à prefeitura, que já haviam recebido intervenções artísticas em 2013, com o objetivo de chamar a atenção de pedestres e motoristas, serão novamente alvo do talento de Diego Moneratt e Maicon Ferreira. 

O projeto denominado "Arte na Faixa” começou no mês de novembro do ano passado, decorando as faixas de pedestres em frente à prefeitura, na rua lateral ao Cadima Shopping, em frente ao Banco do Brasil e em frente ao Ienf. De acordo com Zury Mauer, diretor presidente do Conseg, a iniciativa se estenderá. "Vamos regrafitar a faixa em frente à prefeitura, mas nossa proposta é que essa ação tenha caráter permanente, para que possamos fazer a pintura não só no centro urbano, mas também nos demais bairros do município.” Ainda segundo Zury, a população pode e deve sugerir novos lugares para execução do projeto, mas as faixas que tiverem rampas de acesso terão preferência. 

"A faixa de pedestres é um espaço nobre de convívio pacífico entre pessoas e veículos. Ambos têm que se respeitar, tanto os pedestres, que devem buscar a faixa para atravessar, quanto um veículo que, ao avistar um pedestre atravessando a faixa, deve parar. Mas é preciso alertar o pedestre porque, de acordo com a lei, onde você tem o semáforo e a faixa de pedestre o sinal deve ser respeitado. É preciso aguardar a sinalização. Não é apenas pisar na faixa para que os veículos parem. A orientação é que os pedestres sempre busquem a faixa, mas ainda assim, que façam essa travessia com atenção, para não sofrerem qualquer atropelamento. E aos motoristas fica o apelo para que respeitem as faixas, até porque fora dos veículos eles também são pedestres” conclui o diretor presidente do Conseg.  

A ação deste domingo também contará com a entrega de folhetos para informar e conscientizar a população. O Projeto Arte na Faixa conta com o apoio da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. O Conseg pretende realizar as atividades do Pró-Vita pelo menos uma vez a cada mês.   

 

    

Após pintura, faixas em frente à prefeitura serão novamente estilizadas neste domingo, 25

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade