Conseg mantém programa sobre trânsito, mas atividades dependem de parceiros

Conselho promove atividades de conscientização domingo em Conselheiro Paulino
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
por Eloir Perdigão
Conseg mantém programa sobre trânsito, mas atividades dependem de parceiros

O trânsito é motivo de atividade permanente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg). Trata-se do Programa de Redução da Violência no Trânsito (Pró-Vita). Às vezes, pode até se ter a impressão de que a campanha sucumbiu, mas, ao contrário, ela permanece ativa pela diretoria do Conseg, que tenta passar o mesmo entusiasmo para os integrantes das instituições parceiras.

O presidente do Conseg, Zury Alvarez Maurer, ressalta o caráter permanente do Pró-Vita, baseado em três pilares: informação, prevenção e fiscalização. Reúne vários órgãos públicos, civis e militares, as concessionárias que prestam serviços públicos no município, veículos de comunicação que aderem às suas propostas para sensibilizar a população—como A VOZ DA SERRA—entre outras entidades da sociedade civil organizada interessadas no tema. Muitas das atividades são realizadas em parceria com os poderes Legislativo e Executivo.

Informação

É necessária, de forma unificada, consistente, para que as autoridades tenham a possibilidade de conhecer o problema e ter acesso a um diagnóstico permanente da situação. Isto, porém, ainda não foi conseguido, apesar de todo esforço e perseverança da diretoria do Conseg. Já foram sensibilizadas autoridades, órgãos públicos, especialmente os militares, mas Zury lamenta a não adesão ainda da administração pública municipal. Em função disso, não há um diagnóstico permanente das ocorrências do trânsito em Nova Friburgo.

Prevenção

Este é outro pilar importante, levado a efeito através de conscientização tanto com propostas na área da educação—especialmente para crianças e adolescentes—, como também no que se refere a exibição de peças publicitárias em jornal, rádio e televisão. O Conseg produz regularmente peças publicitárias que chamam para reflexão a cerca dessa questão. Segundo Zury, todos os veículos de comunicação apoiam esse pilar, inclusive A VOZ DA SERRA, que publica regularmente mensagens nesse sentido. O Conseg promove ainda o treinamento de professores da rede municipal de ensino através de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para formação e cessão de material didático para ser entregue aos cerca de 20 mil alunos municipais. Esse trabalho se encontra interrompido, inclusive pelas trocas no comando da SME, porém Zury almeja a sua retomada. Outra parceria, igualmente importante e também interrompida, foi a mini-cidade do trânsito, no pátio do 11º Batalhão de Polícia Militar, que coloca o espaço permanentemente à disposição, mas falta o envio dos alunos por parte da SME. Zury também aguarda a retomada desse trabalho.

O presidente frisa que as atividades desenvolvidas pelo Conseg nessa área precisam ter continuidade. E ressalta que o Conseg propõe e articula, mas não tem pessoal técnico especializado nem disponível—já que todos são voluntários—para acompanhar as atividades e realizações de forma permanente. “Pelo poder de mobilização a gente consegue convencer, sensibilizar e unir as partes, mas depois os projetos devem ser desenvolvidos entre as partes envolvidas. Até porque o Conseg, a partir dali, entende a missão dada por cumprida e parte para novas propostas”, observou.

Fiscalização

Este é o terceiro pilar, através do qual o Conseg solicita às autoridades que promovam as ações de fiscalização. E o retorno tem sido bom. Zury cita como exemplo o Detran, que tem promovido as blitzes, que retiram de circulação veículos irregulares e motoristas não devidamente habilitados. Prova disso é que os pátios estão abarrotados de veículos apreendidos. E as operações continuam, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.

Também seguem em Nova Friburgo as operações da Lei Seca, cuja frequência foi acelerada após solicitação do Conseg. E os resultados têm sido significativos na redução da letalidade das ocorrências do trânsito. Embora o número de mortes tenha caído, as ocorrências no trânsito continuam em número espantoso. Há sete anos o trânsito ainda mata mais que os homicídios em Nova Friburgo, realça Zury. E ele acentua que todas essas ocorrências no trânsito são evitáveis. Normalmente acontecem por negligência, imperícia ou imprudência.

EM CONSELHEIRO PAULINO – Depois de participar da sessão específica sobre trânsito na terça-feira, 22, na Câmara de Vereadores, e proferir palestra de conscientização na Autoescola Dinâmica (que aderiu ao Pró-Vita) no dia seguinte, Zury estará a frente de mais uma pintura artística das extremidades de faixas de pedestres no domingo, 27, no entorno da Praça Lafayete Bravo, em Conselheiro Paulino.

O trabalho será realizado por dois grafiteiros friburguenses, premiados nacionalmente e parceiros do Pró-Vita. Trata-se de um ato lúdico para chamar a atenção para a importância da faixa de pedestre, que inclusive é o símbolo do programa, justamente por ser—ou deveria ser—um espaço de convívio entre veículos, seus condutores e pedestres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | Conseg
Publicidade