Márcio Madeira
Um almoço promovido nessa sexta, 9, no auditório do Rotary Clube, marcou o lançamento da campanha publicitária do Programa de Redução de Violência no Trânsito, Pró-Vita, em Nova Friburgo. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições ligadas ao transporte rodoviário, com destaque para o prefeito Rogério Cabral; o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito, coronel Hudson de Aguiar; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg), Zury Maurer; o presidente da mesa diretora do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo, Ricardo Lengruber; e o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.
Ao longo de pouco mais de uma hora de apresentação foram avaliadas estatísticas que dimensionam — ao menos matematicamente — o tamanho da tragédia representada pelo transporte rodoviário no Brasil. Em seguida foram apresentadas as medidas previstas pelo programa em si, sustentado basicamente em quatro pilares de atuação: informação, educação, comunicação e fiscalização. A campanha publicitária foi detalhada a seguir, antes que o microfone fosse aberto ao representante da Câmara Municipal, vereador Gustavo Barroso, e ao prefeito Rogério Cabral. Em todos os discursos, palavras de apoio à iniciativa e de reforço ao combate à violência no trânsito.
Ao longo dos próximos meses, e sob a orientação do Observatório Nacional de Segurança Viária, será criado um sistema de trato às informações produzidas pelo trânsito, desde a padronização na coleta em acidentes ou hospitais até a unificação sob uma mesma base de inteligência. Deste modo espera-se que seja possível analisar de forma muito mais precisa os fatores responsáveis pelo alto número de acidentes, permitindo ações de resposta mais pontuais e bem direcionadas. Ao mesmo tempo, palestras serão ministradas a alunos das redes pública e particular, não apenas voltadas à formação futura de motoristas mais conscientes, mas também preocupadas em gerar melhores pedestres e ciclistas em caráter imediato. Por fim, a campanha passa também pela publicidade voltada à conscientização de motoristas e pedestres e um aumento significativo na estrutura de fiscalização de todos os agentes envolvidos no sistema viário.
José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, veio a Nova Friburgo apenas para tomar parte no evento e se disse impressionado com a grande adesão por parte de tantos setores da sociedade. "Eu vim esperando almoçar com cinco ou seis pessoas e tive a grata surpresa de encontrar representantes de todos os setores envolvidos. Essa mobilização da sociedade friburguense em torno dos problemas do trânsito é um exemplo para o Brasil”, destacou.
Deixe o seu comentário