Conseg estuda soluções para violência no trânsito

quarta-feira, 05 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Conseg estuda soluções  para violência no trânsito
Conseg estuda soluções para violência no trânsito

De janeiro a maio deste ano, 15 pessoas morreram em acidentes nas vias do município, enquanto 12 foram mortas a tiro. A triste situação tende a repetir estatísticas de anos anteriores e preocupa autoridades e a sociedade. Ainda mais com o vertiginoso crescimento na quantidade de veículos nas ruas: cerca de 105 mil habilitados atualmente. Com o intuito de reduzir a incidência de acidentes de trânsito no município conscientizando motoristas e pedestres, o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg), junto com membros da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e das polícias Militar e Civil, reuniu-se no 11º BPM para analisar o Programa de Redução de Acidentes de Trânsito implantado em São José dos Campos, no interior paulista, e que poderá ser utilizado como modelo a ser implantado aqui. 

Na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Educação no Trânsito de São José dos Campos, Daniela Gurgel, causou surpresa aos participantes do encontro ao revelar que mesmo possuindo hoje uma frota de aproximadamente 400 mil veículos, o município paulista registra anualmente menos acidentes de trânsito que Nova Friburgo. Ela observou que a implantação do Programa de Redução de Acidentes de Trânsito é gradual e pode gerar resultados positivos de médio a longo prazos. O município de São José dos Campos, inclusive, vem desenvolvendo ações de combate à violência no trânsito desde 2006 e reduziu em 40% o número de mortes em colisões. 

Daniela observou ainda que o primeiro passo das autoridades para iniciar o processo de redução da violência no trânsito é formar parcerias. "Tanto o município como os órgãos envolvidos na segurança do trânsito têm que coletar dados, realizar ações integradas de segurança viária, monitorar o desempenho do programa, realizar reuniões gerais, pelo menos, uma por ano e renovar e expandir ações”, enumerou ela, lembrando que o Brasil é o quinto país do mundo com maior número de mortes no trânsito. 

A Autran já iniciou o trabalho de coleta de dados sobre a incidência de acidentes com vítimas ou não ocorridos em Nova Friburgo e pretende enfatizar ações de prevenção entre os jovens de 19 a 29 anos, já que um levantamento do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros dá conta que a maior incidência de acionamento das equipes de salvamento para colisões ocorre nos fins de semana, geralmente nas noites de sextas-feiras a domingos. Amanhã, 7, o presidente do Conseg, Zury Maurer, vai propor ao prefeito Rogério Cabral parcerias a serem firmadas para combater a violência no trânsito, quando lhe será entregue um relatório com dados estatísticos de acidentes ocorridos recentemente em Nova Friburgo.  

 

 

Daniela Gurgel apresentou estratégias que deram certo

para conter a violência no trânsito em São José dos Campos 




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade