As sacolas plásticas que encontramos nas lojas e supermercados e que usamos em média por apenas 12 minutos podem levar de 100 a 400 anos para se decompor. E pior: são frequentemente descartadas em rios, lagos e oceanos. Esse descarte causa a morte de mais de 1 milhão de animais por ano, já que as sacolas acabam sendo confundidas com águas-vivas e são ingeridas por tartarugas e aves marinhas. E quando são descartadas irregularmente no meio urbano, elas são responsáveis por entupir bueiros, agravando o problema das enchentes. Estima-se que o consumo de sacolas plásticas chega a alcançar a marca de 500 bilhões a 1 trilhão por ano.
Para conscientizar a população e tentar minimizar os efeitos desse descarte no meio ambiente, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) vai distribuir nesta quinta-feira, 5, centenas de sacolas ecológicas. Feitas para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, as sacolas foram confeccionadas nas cores verde e amarelo — afinal, faltam apenas sete dias para o evento mais aguardado do ano, a Copa do Mundo, e a bolsa pode se tornar mais um item para os torcedores que já começam a se preparar para vibrar pela seleção brasileira.
As sacolas sustentáveis serão presenteadas, a partir das 10h, para os 50 primeiros interessados que chegarem à sede do jornal A VOZ DA SERRA, na Rua Fernando Bizzoto 29, Centro. Posteriormente, elas também poderão ser encontradas nas três filiais do supermercado Casa Friburgo e na Praça Dermeval Barbosa Moreira, durante o evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, além das bolsas ecológicas, também serão distribuídos informativos alertando a população para as consequências do descaso para com o planeta.
Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por programações
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Agenda 21 local também realizarão hoje, 5, atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As ações serão na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, a partir das 10h, e se estendem até as 17h30.
10h – Dança indígena guarani "Acordando a alma” – Agenda 21;
10h15 – Abertura oficial com o prefeito, secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), coordenador geral da Agenda 21 Local e autoridades estaduais;
10h45 – Lançamento do Programa de Recolhimento de Óleo Vegetal (Prove);
10h55 – Homenagem ao Rio Bengalas – Sílvio Poeta;
11h – Abertura da exposição de fotografias – Secretaria de Cultura, no Centro de Turismo;
11h15 – Visita às tendas da Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Ambiental, Caps, Educação, Turismo, Guarda Ambiental, Agricultura, Agenda 21, Águas de Nova Friburgo, Energisa Cidadã, Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), Friburgo Auto Ônibus (Faol), Instituto Estadual do Ambiente – Parque Estadual dos Três Picos (Inea-PETP), Apanc e Rota 116;
11h45 – Oficina "Compromisso com o Meio Ambiente” - Agenda 21;
12h – Oficina "Artesanato com materiais recicláveis” – Centro de Atendimento Psicossocial (Caps);
13h – Cinema de Gaiola: Criança + Natureza – PETP;
14h – Purificação do meio ambiente com sons vocálicos – Agenda 21;
14h30 – Oficina "Ervas Medicinais” - Agenda 21;
15h – Lançamento da campanha Sacola Retornável – Acianf/Commam
15h30 – Planeta Terra – reflexões - Pedro Higgins – Secretaria do Meio Ambiente/PMNF;
15h45 – Oficina "Plantando Mata Atlântica no tempo da primavera” – Apamc e Horto Sítio Romã;
Às 16h – Abraço simbólico ao meio ambiente "Compromisso com o Verde” – Ciranda – Agenda 21;
17h – Dança indígena xavante "Auê kaxatá” – Agenda 21;
17h30 – Encerramento com harmonização da praça – todos.
Na sexta-feira, 6, cerca de 100 mudas de árvores da Mata Atlântica serão plantadas no Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha. A ação será realizada pelo projeto Elas Preservando e escolas parceiras. Os estudantes participarão de um momento de educação ambiental com o objetivo de expandir a área verde da região e contribuir para conscientização e preservação do meio ambiente. O evento começará as 9h30. Algumas mudas que participarão dessa iniciativa foram cultivadas dentro de cones de linhas vazios gerados por confecções da cidade.
Também para celebrar o Dia do Mundial do Meio Ambiente e incentivar a população, o Departamento do Meio Ambiente da Cruz Vermelha de Nova Friburgo distribuirá mudas no próximo domingo, 8, em frente ao Centro de Turismo na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a partir das 8h.
Cada lixo no seu lugar
Em tempos de tecnologia avançada e incentivo crescente ao crédito, os eletroeletrônicos e eletrodomésticos se tornaram descartáveis. Cada dia que passa é mais difícil ver pessoas consertando seus utensílios — em vez disso, elas simplesmente compram outro novo e mais moderno. O problema é que, na maioria das vezes, esses objetos são descartados em lugares impróprios, deixados em calçadas e até mesmo leito dos rios. Para chamar a atenção da população sobre a importância do descarte do lixo eletrônico de maneira segura e sem agredir a natureza, a Secretaria Estadual do Ambiente lançou a campanha de captação do lixo eletrônico com a instalação de um ponto de coleta na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, que funcionará hoje, 5.
De acordo com Dados da ONU, o Brasil é o segundo país que mais produz resíduo eletrônico na América Latina — são 1,4 milhão de toneladas de ‘e-lixo’, equivalente à média global de 7 kg por habitante. Ainda conforme o mapeamento da ONU, se o descarte do lixo eletrônico não for controlado, em 2017 o planeta terá um volume 33% maior de resíduos, o que daria para encher 200 edifícios como o Empire State, nos Estados Unidos.
As peças dos computadores que serão descartadas seguem para a Fábrica Verde, projeto da Secretaria do Ambiente que começou em junho de 2013, onde serão montados outros computadores. Desde a criação do Fábrica Verde já foram confeccionados 800 aparelhos.
Deixe o seu comentário