Conscientização sobre a Leishmaniose canina marca o fim de semana

A doença pode causar diversas lesões graves e até a morte do animal
segunda-feira, 07 de novembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Cerca de 320 cães receberam aplicação de antiparasitários no evento realizado na porta do OAB
Cerca de 320 cães receberam aplicação de antiparasitários no evento realizado na porta do OAB

Neste último sábado, 5, a campanha de conscientização e prevenção contra a Leishmaniose canina chamou a atenção de quem passou em frente ao pátio do núcleo local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Rua Ernesto Brasílio. Organizada pelo Programa Sustenta-Vida, da Universidade Federal Fluminense (UFF) - campus Nova Friburgo, em parceria com a CPA (Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal) de Nova Friburgo e Hertape Saúde Animal, o evento reuniu centenas de cães das mais diversas raças. 

De acordo com os organizadores, cerca de 320 cachorros receberam aplicação de antiparasitários para prevenir doenças transmitidas por pulgas, carrapatos e insetos em geral, como a leishmaniose. “A vacina contra a leishmaniose não pode ser aplicada sem que antes o animal passe por exames. A dose é muito forte e, se aplicada sem necessidade, pode levá-lo a morte. Por isso, realizamos a campanha de prevenção aplicando antiparasitários para evitar, inclusive, que o cachorro tenha contato ou seja picado por insetos que possam causar a doença”, explica Adriano Freitas, do Programa Sustenta-Vida. 

Além de receber gratuitamente uma aplicação de antiparasitário em seu cãozinho, os donos dos animais puderam se informar sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença. A leishmaniose canina (também chamada doença do mosquito ou doença da picada do mosquito), é uma doença provocada pelo parasita “leishmania” e transmitida pela picada de mosquitos (Flébotomo). A leishmania (parasita) atinge diversos órgãos, como os rins e o fígado, além da pele, causando lesões de gravidades diversas e que podem provocar a morte dos animais.

O Programa Sustenta-Vida é um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense campus Nova Friburgo e conta com a participação de diversos voluntários e empresas apoiadoras. Para se tornar um parceiro ou voluntário do programa, basta entrar em contato pelo e-mail meioambiente@vm.uff. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade