Dentro da programação da Semana da Consciência Negra organizada pelo Grupo Ysun Okê, será exibido hoje, 19, às 17h30, na Sala da África (Praça das Colônias), o documentário Mojubá, produzido pelo Canal Futura, que aborda a espiritualidade das religiões negras no Brasil. Em seguida, haverá o lançamento do livro Os crimes da Fazenda Ponte de Tábuas, de Jorge Miguel e Edson Lisboa.
O ponto alto da semana acontecerá durante todo o feriado de amanhã, 20, dia em que se comemora o dia de Zumbi de Palmares. Os festejos começam às 9h, com hasteamento da bandeira pan-africana na Praça das Colônias, seguida da cerimônia do plantio da camélia, flor que simboliza o abolicionismo, pois quem defendia a abolição dos escravos costumava usar uma camélia no terno. Às 14h terá início uma intervenção cultural de cultura hip-hop e capoeira, a cargo da Central Única das Favelas (Cufa) de Nova Friburgo. Também haverá oficina de grafite, com Humberto Bulhões, e dança de rua, com o grupo Impacto Urbano Soul Company. Outra atração será o desfile Arte e Beleza - Cultura Afro e apresentações de capoeira por alunos dos cursos da Cufa. Às 17h30 será exibido o documentário Heróis de todo mundo 1, que mostra aspectos da biografia de alguns afrodescendentes atuantes nos campos da cultura, da ciência e da vida política brasileira. Às 18h30 haverá o lançamento do livro de Silvio Poeta, Levando a vida a poetizar e, às 20h, música e dança com a banda afro Barra Vento.
O sábado, 21, também contará com uma programação variada. A partir de 10h, o maestro Alfredo J.M. da Cunha apresenta Cantigas e Brinquedos Cantados, seguida pela exibição do longa-metragem de animação Kiriku e a feiticeira. Trata-se de uma tradicional lenda africana que ganhou vida neste desenho animado francês. Kiriku é um menino que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder da Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiões. A parte da tarde também terá muitas atrações. Às 15h, a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro fará uma apresentação e, às 17h30, será exibido o documentário Herois de todo mundo 2. Às 19h haverá um sarau lítero-musical e, em seguida, no restaurante da Praça das Colônias, uma apresentação do coro sinfônico da Euterpe Friburguense.
Até o dia 30 de novembro a mostra Filhas da África, de Zezinho Andrade, estará aberta para visitação, de 13h às 18h, no Espaço Cultural da Câmara. Durante a Semana da Consciência Negra, a Sala da África, na Praça das Colônias, estará aberta diariamente.
Deixe o seu comentário