Os negros são a maior parcela da população brasileira: de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), pretos e pardos são quase 53% dos brasileiros, informa a coluna de David Massena.
Apesar disso, ainda são muitos os desafios enfrentados pelos afrodescendentes no dia a dia.
O Sesc RJ elaborou uma programação especial que discute questões contemporâneas do negro no Brasil e quer celebrar o legado e a presença afrodescendente na cultura.
Em sua terceira edição, o projeto IMÓ visa construir momentos de reflexão sobre as questões relacionadas à afrodescendência e garantir a visibilidade das mesmas.
Para celebrar, o Dia da Consciência Negra e o protagonista principal, o Negro, tão presente e diluído no nosso miscigenado DNA, a galeria de artes do Sesc Nova Friburgo trará – até o dia 25 de novembro - a exposição “África, a nobreza africana”, da artista plástica Beth Medeiros, que nos apresenta telas, máscaras e maquetes.
No dia 30 de novembro, às 18h30, apresenta, gratuitamente, ''Tia Ciata'', curta-metragem documental que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, grande referência na construção da identidade nacional.
Após a exibição haverá debate.
Deixe o seu comentário