Às vezes, quando estamos envoltos numa nuvem de intempéries que parecem nunca chegar ao fim, acontece de o tempo anuviar, de abrir o sol, de as soluções caírem no colo como num passe de mágica. Geralmente, é daí que nascem as ideias. Quem nunca enxergou uma saída justamente no momento em que tudo parecia não ter jeito nenhum? Grandes empreendimentos, filmes, livros, músicas, obras de arte... quanta coisa nascida da dúvida, do risco, da revolta, do desejo de revolução.
Pois um momento triste vivido recentemente em Nova Friburgo fez surgir também muitas boas histórias pra contar. Em fevereiro de 2015, logo após a controversa operação de corte e poda dos eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas, que além de mexer intrinsecamente com a memória afetiva da população friburguense em geral, causou estranheza para alguns, em particular, três artistas se uniram com o objetivo de levar a discussão acerca da questão para além dos debates sociais — viram ali uma oportunidade de transformar o caos em arte. As manifestações contrárias aos cortes acabaram por render frutos que reavivaram o caráter artístico e cultural do local.
Assim surgiu o Trio Glaziou, com a flautista Larissa Goretkin, o violoncelista Miguel Bevilacqua e a violinista Emília Ventura. O nome é uma homenagem ao paisagista francês Auguste Glaziou, responsável por projetar a Praça Getúlio Vargas, assim como muitos outros cenários importantes no Brasil Imperial. O repertório é diverso: vai de música barroca a Vivaldi, Haydn a música contemporânea, com direito até a marchinha de carnaval satirizando as autoridades competentes quanto à operação que causou um clarão na Getúlio Vargas, entre outras obras autorais, como a canção 3 Peças, de Miguel Bevilacqua. Trazer novamente para a praça seu verdadeiro sentido de ‘lugar do povo’, berço das artes e onde a cultura se mostra e se renova. Eis o objetivo do Trio Glaziou.
Para quem quiser conhecer o grupo, neste sábado, 22, ele se apresenta no evento “Cultura na Praça”, realizado pelo Movimento Abraço às Árvores, às 15h, na Praça Getúlio Vargas. O trio mantém também uma fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/trioglaziou?fref=ts).
Deixe o seu comentário