Desde que foi inaugurado no último dia 7 de agosto, o programa de monitoramento das vias públicas por câmeras de vídeo da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo — o Cidade Inteligente (C.I.) — foi alvo de diversos prazos para que começasse a ser utilizado. O último destes foi 20 de outubro, data na qual as zonas de monitoramento por câmeras começaram a receber as placas de orientação aos motoristas. A VOZ DA SERRA deu a notícia em primeira mão, comprovada posteriormente por nota da própria Subsecretaria de Comunicação. Segundo o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira, as câmeras vêm sendo utilizadas para a aplicação de multas a infrações detectadas na Sala de Controle, por agentes competentes para exercer esta função.
A principal infração detectada, de acordo com Smomu, é a parada ou estacionamento em fila dupla. Outras infrações comuns são: dirigir falando ao celular, estacionar em desacordo com a sinalização, estacionar em cima do passeio público, estacionar em fila dupla e dirigir sem cinto de segurança.
Ainda de acordo com a Smomu, as multas são aplicadas pelas câmeras sem necessidade de um agente de trânsito no local. Porém, quando as ocorrências são detectadas perto dos guardas, esses são acionados e inicialmente advertem os condutores. Caso a advertência não surta efeito, é então aplicada a multa, que é enviada em seguida para os órgãos competentes, que as expedem para os proprietários dos veículos. A infração para os casos mais comuns, que são os de fila dupla, valem cinco pontos na carteira, e o valor é de R$ 127.
O número de multas aplicadas pelo C.I. ainda não foi divulgado pela Prefeitura, que aguarda o transcurso de um período considerado satisfatório de operação do sistema para realização de um balanço.
Deixe o seu comentário