Conheça as possíveis profissões do futuro

Estão em ascensão os cursos de meio-ambiente, tecnologia da informação e logística
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Conheça as possíveis profissões do futuro

Atenção jovens que estão cursando ou terminaram o ensino médio e já procuram novas chances na vida. O mercado de trabalho está sempre mudando e quem está à procura de uma oportunidade já deve ter percebido isso, certo? É comum que em alguns anos as opções de emprego sejam diferentes, com uma nova geração de profissionais ocupando cargos que antes nem sequer existiam. Por isso, é preciso estar antenado as novidades que estão surgindo. Ao mesmo tempo, há profissões tradicionais que podem continuar em alta. Segundo um levantamento do Senai, os cursos que estão em ascensão e com maiores chances de empregabilidade são os de meio-ambiente, tecnologia da informação e logística.

Quase nove em cada dez técnicos de informática que pegaram o diploma estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), isso é um claro retrato de que as indústrias estão apostando na tecnologia para sair da crise.

Meio-ambiente

A questão ambiental vem mobilizando a sociedade mundial no sentido de reduzir os efeitos cumulativos da poluição, dos resíduos sólidos e do esgotamento dos recursos naturais. Essa mobilização tem levado as empresas a incorporarem novos conceitos, como desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, na tentativa de atender as necessidades do presente e das futuras gerações.

Atua no monitoramento dos impactos ambientais e na aplicação de sistemas de gestão ambiental empresarial, além de fazer análises laboratoriais sobre emissões atmosféricas, águas e efluentes, dentre outros. Essas possibilidades permitem que o especialista em meio ambiente possa trabalhar em todos os segmentos industriais, na construção civil e na prestação de serviços especializados.

Os novos padrões ambientais adotados pelas empresas têm o objetivo de promover o uso mais eficiente dos recursos naturais como insumos, matérias primais e energéticos, como forma de garantir a sustentabilidade e reduzir o custo total dos produtos.

Tecnologia da informação

A cadeia produtiva da Tecnologia da Informação compreende a fabricação de computadores e equipamentos periféricos, consultoria em sistemas de informática, desenvolvimento de programas de informática, processamento de dados, atividades de banco de dados e manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática. Segundo estudos, oito das dez ocupações mais promissoras desse século concentram-se na área de informática.

A formação em TI possibilita também a prestação de serviços de forma autônoma e os profissionais dessa área são muito requisitados na concepção e implementação de projetos. Há oportunidades também na prestação de serviços a usuários domésticos e a microempresas, devido ao aumento das vendas de computadores e à disseminação do uso desses recursos.

Vários outros fatores abrem perspectivas profissionais neste segmento, como a universalização do uso da internet, as políticas de fomento à aquisição de equipamentos a custo reduzido, a difusão do uso da web como ferramenta de negócios e de educação, a conexão do computador a outros objetos de uso pessoal e a aplicação da TI de forma intensiva em setores específicos, como o de telecomunicações e entretenimento, entre outros.

O segmento exige também atualização constante, em função da alta depreciação tecnológica e da velocidade com que as inovações são introduzidas no mercado. As certificações concedidas por fabricantes de hardware e software são também importantes requisitos para a atuação profissional.

Logística

Sendo um elemento diferencial para as empresas. A rapidez na entrega para atender às exigências do mercado globalizado vem se tornando essencial para a fidelização dos clientes, em toda a cadeia de negócios, devido à tendência das empresas de trabalharem sem estoque de materiais, suprimentos ou produtos. As compras pela internet, também uma tendência do mercado, exigem prazos de entrega cada vez mais curtos.

De forma crescente, a logística também interage com o desenvolvimento dos projetos, o planejamento da produção, a compra de materiais e suprimentos, e chegam a negociar a entrega de produtos que ainda estão sendo produzidos. Portanto, é uma área com oportunidades crescentes de atuação, englobando funções de armazenagem, recebimento, distribuição e entrega, além de funções técnicas de planejamento e de controle das várias etapas do processo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Emprego
Publicidade