Os congestionamentos nas principais ruas e avenidas de Nova Friburgo já são uma cena comum na paisagem friburguense, principalmente em determinados horários como no fim da tarde. O problema, entretanto, se agravou nas últimas semanas devido ao recapeamento asfáltico que vem sendo feito nas pistas do Paissandu e de Olaria. O trabalho tem provocado frequentes retenções no trânsito em trechos como as avenidas Galdino do Valle Filho e Conselheiro Julius Arp, exigindo uma boa dose de paciência e atenção de motoristas e passageiros de ônibus.
A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido uma série de reclamações sobre o problema, que está contribuindo para tumultuar ainda mais o trânsito friburguense. Isso porque, a lentidão do tráfego está levando alguns motoristas a cometerem graves infrações, como a flagrada pela equipe de reportagem na manhã de ontem, 18, quando o condutor de um Corsa (segunda foto abaixo), que seguia pela Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros em direção à Praça Marcílio Dias, Paissandu, resolveu mudar de sentido e para isso, em vez de contornar a praça, como todos fazem e rege a lei, julgou mais cômodo utilizar um "atalho”, virando de forma imprudente e perigosa num trecho cujo trânsito é tido como um dos mais complicados do município.
Vale destacar que o desrespeito não parou aí. Parafraseando um velho e conhecido ditado popular, aonde um infrator vai, o outro vai atrás. Logo depois, o motorista de um Fiesta seguiu o mau exemplo — como pode ser visto no flagrante abaixo — e também fez retorno no mesmo local. Não custa lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 39 diz: "Nas vias urbanas, a operação de retorno deverá ser feita nos locais para isto determinados, quer por meio de sinalização, quer pela existência de locais apropriados, ou, ainda, em outros locais que ofereçam condições de segurança e fluidez, observadas as características da via, do veículo, das condições meteorológicas e da movimentação de pedestres e ciclistas”. Já o capítulo XV do CTB determina como "gravíssima” a atitude do motorista executar operação de retorno, como a que ocorreu na foto acima, ficando o infrator sujeito a multa.
(Fotos: Henrique Pinheiro)
O tráfego lento tem levado motoristas a cometerem imprudências em movimentados trechos: infração
cometida pelo primeiro motorista na Av. Pe. Sabóia de Medeiros foi logo imitada por outros que vinham atrás
Deixe o seu comentário