A professora Juliana Lopes, 28 anos, foi a segunda residente em Nova Friburgo a morrer em decorrência de meningite em 2014. Moradora do bairro Três Cachoeiras, no distrito de Campo do Coelho, Juliana estava internada desde o fim de setembro no Hospital São Lucas e faleceu no último domingo, 12, diagnosticada com meningite viral. O enterro reuniu grande número de pessoas e foi realizado segunda-feira, 13, no cemitério de Campo do Coelho.
O caso de Juliana — que além de dar aulas em Bom Jardim e numa escola particular no distrito de Conselheiro Paulino, também cursava Ciências Biológicas no Cederj — soma-se ao de uma criança residente em Conquista, que recentemente faleceu em decorrência de meningite no hospital de Sumidouro.
Consultada sobre este primeiro caso, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo informou que "através da Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica tomou todas as providências necessárias para o bloqueio, embora não tenha sido confirmado o caso, pois foi realizado apenas um diagnóstico clínico (em Sumidouro), sem confirmação laboratorial”. A entidade garantiu ainda que os casos não possuem qualquer relação entre si — e que a meningite viral não oferece qualquer risco à população.
Como é procedimento padrão neste tipo de registro, o Estado foi notificado. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra a meningite nos postos de saúde, para crianças de 3 a 15 meses.
Meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido a sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.
Deixe o seu comentário