Que tal aproveitar a chegada do inverno para curtir o que o frio tem de melhor? Roteiros não faltam em Nova Friburgo para quem aprecia os prazeres da estação mais charmosa do ano, que começou oficialmente no último dia 21. Muitos são os atrativos do município, um dos que mais recebe turistas na temporada de inverno, segundo lista divulgada recentemente no portal Climatempo. Confira alguns passeios imperdíveis para serem feitos neste inverno na cidade serrana.
1 — Circuito Tere-Fri
Está localizado na RJ-130, estrada com 68 km de extensão que liga Nova Friburgo a Teresópolis. Uma das referências turísticas do local é o Jardim do Nêgo, uma galeria a céu aberto que fica no km 55 da estrada e é uma criação do artista cearense Geraldo Simplício, o Nêgo. Ele mora no local há mais de 30 anos e utiliza os barrancos em torno de seu sítio como matéria-prima para criar originais esculturas naturais, que primam pela riqueza de detalhes. Vale a pena visitar o espaço, situado no distrito de Campo do Coelho, e aberto diariamente, das 8h às 17h. A entrada custa R$ 15 e crianças até 12 anos não pagam ingresso. Mais informações pelo telefone (22) 2543-2253.
Outro atrativo do Circuito é o complexo que reúne a Queijaria e Chocolataria Suíça, localizado no km 18 da RJ-130. O espaço é o endereço certo para desfrutar de belas paisagens, saborear deliciosos chocolates artesanais e queijos produzidos com leite de vaca e cabra. Destaque também para o Memorial da Colonização, que retrata um pouco da história dos suíços colonizadores de Nova Friburgo. Entre os itens que constam da exposição permanente estão a réplica do quarto de uma fazenda do século XVI do cantão de Vaud, na Suíça, e a miniatura dos navios que trouxeram os primeiros imigrantes suíços para a cidade.
O complexo funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h. Nos fins de semana é possível conferir outros atrativos nos jardins do espaço, como lojas de artesanato e o Museu de Taxidermia. Mais informações pelos telefones 2529-4358 (Casa Suíça) ou 2529-4000 (Queijaria Suíça).
Vale destacar que o trajeto do Circuito já é um belo passeio e permite apreciar lugares aconchegantes circundados por áreas remanescentes de Mata Atlântica. Em todo o percurso da estrada, o clima convida a contemplar as charmosas montanhas da serra fluminense. Ao longo da rodovia, há uma série de pousadas e hotéis-fazendas para quem quer se hospedar ou apenas passar o dia. Mais informações podem ser obtidas no site www.circuitoterefri.com.br.
2 — Parque Estadual dos Três Picos
O parque é a maior unidade de conservação do estado, com 65 mil hectares que abrangem cinco municípios da região. Os melhores atrativos para as práticas do ecoturismo e esportes ao ar livre estão em Nova Friburgo. Conhecido como o paraíso dos escaladores, o parque abriga um imponente conjunto de montanhas onde está o Pico Maior, ponto culminante de toda Serra do Mar. O local é o endereço certo para quem quer fugir da correria do dia a dia, relaxar e curtir o que a natureza tem de melhor. Para chegar a esse cenário exuberante, basta pegar a RJ-130 e entrar no km 46, onde fica a unidade local do parque.
Com preservada cobertura vegetal e riqueza animal, o parque reúne o mais elevado índice de biodiversidade de todo o estado do Rio de Janeiro e diversas nascentes que formam bacias hidrográficas de influência regional. Durante o inverno, são comuns as incidências de geada no local, além de temperaturas negativas e nevoeiros congelados.
Com tantos atrativos, o parque é um importante ponto turístico da Região Serrana e Centro-Norte do estado. Prova disso é que já possui uma boa infraestrutura com refúgios, pousadas e restaurantes que integram o Circuito Turístico Três Picos (www.circuitotrespicos.blogspot.com). Com cardápios e acomodações diversas, todos são cercados de verde, riachos e poços, além de oferecerem produtos da roça, como doces, compotas, pães, queijos, ovos, mel e verduras frescas. Peças de cerâmica e de artes manuais também podem ser encontradas no circuito, uma ótima opção de passeio para esta estação.
3 — Lumiar e São Pedro da Serra
A tranquilidade das vilas de colonização suíça, as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e a extensa região de Mata Atlântica preservada, são os maiores atrativos destes dois lugarejos, localizados a cerca de uma hora do centro de Nova Friburgo. Para os apaixonados por esporte, os locais tornam-se ainda mais interessantes, já que suas características possibilitam a prática de caminhadas, mountain bike, escalada, entre outros.
Para se chegar aos dois distritos, basta pegar a RJ-142, estrada que liga Nova Friburgo a Casimiro de Abreu, e que oferece uma vista privilegiada das montanhas e da natureza. Chegando ao centro de Lumiar, os principais atrativos são as lojinhas de artesanato e os restaurantes de comida caseira. São Pedro também é um ótimo destino para quem quer fazer um passeio bucólico neste inverno. Na Praça João Heringer e na Rua Rodrigues Alves há uma variedade de ateliês e lojas de artesanato, além de restaurantes e bares com saborosos pratos. Destaque também para a primeira igreja da região, construída pelos colonos suíços. De linhas simples, a edificação apresenta a torre sineira fora do corpo principal da igreja.
4 — Áreas verdes
Os dias frios são ideais para quem gosta de apreciar a natureza e as áreas verdes que a cidade oferece. A pouca incidência de chuvas aliada às temperaturas amenas é o clima perfeito para as caminhadas. Entre os locais mais indicados estão o Parque das Furnas, que fica a 10 km do centro de Nova Friburgo, ao lado do posto de pedágio de Furnas, na RJ-116. Repleto de grutas e rochas, o parque tem como maior atração a Pedra do Cão Sentado, principal símbolo turístico de Nova Friburgo. O local funciona de terça a domingo, das 8h às 17h e tem cobrança de ingresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2527-2571 ou pelo site www.parquecaosentado.com.br
Outra boa opção de passeio nesta época é o Pico do Caledônia, que tem 2.257m e é a 2ª maior montanha da Serra do Mar. O acesso se dá pelo bairro Cascatinha e o visitante vai de carro até a portaria, seguindo por um trajeto com uma subida íngreme nos 2 km finais. Depois, é preciso encarar uma escadaria de 630 degraus (25 minutos de caminhada) para alcançar o pico, de onde se avista até a Região dos Lagos. O ideal é fazer o passeio pela manhã, quando a visibilidade é maior. Mais informações pelo telefone (22) 2523-5025.
Para finalizar o roteiro de passeios, vale uma caminhada pelo Nova Friburgo Country Clube (foto). Um dos mais famosos cartões-postais da cidade, o clube costuma receber muitos turistas e visitantes neste período do ano. Seus lagos emoldurados pelos 80 mil metros quadrados de jardins projetados no século 19 pelo paisagista francês Auguste Glaziou são um convite à contemplação. O local tem entrada franca e cobrança de estacionamento. Mais informações pelo telefone (22) 2522-9552.
Atenção: Cheque antes de sair! Os estabelecimentos podem alterar os horários sem aviso prévio.
Deixe o seu comentário