Confira dicas para comprar, fazer seguro e manter o carro bem-conservado

O Agora Faz ouviu especialistas nas áreas de vendas, seguros e revisão de automóveis
sábado, 18 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Confira dicas para comprar, fazer seguro e manter o carro bem-conservado

O Agora Faz ouviu especialistas nas áreas de vendas, seguros e revisão de automóveis para saber o que é necessário para não ter dor de cabeça com o novo veículo.

Compra

Segundo Rodrigo, da Maicar Automóveis, todo consumidor antes de adquirir um automóvel deve antes de tudo procurar uma loja que informe a procedência de seus veículos e que dê garantia do motor e caixa de marcha, como é estipulado por lei. Hoje a maioria das lojas trabalham com um sistema computadorizado que busca a procedência de seus veículos. Se o consumidor não tiver muita experiência no assunto, deve procurar oficinas especializadas e de sua confiança para que possa ter uma avaliação do estado do carro, avaliar se a parte  mecânica está boa, se não há resquícios de acidentes, etc.

Além disto, o consumidor deve acessar o site do Detran e Denatran, e pesquisar sobre eventuais multas ou restrições no veículo que deseja comprar.

Seguro

Já para contratar um seguro para o automóvel, é Roberta Galvez quem dá algumas dicas para garantir um contrato confiável:

  • Procure  um profissional qualificado da área de corretagem de seguros. Ele será fundamental na hora de fechar um seguro. Caso não tenha um de sua confiança, peça indicações para familiares e amigos, certifique-se de que ele tem conhecimento do produto e se ele é habilitado junto a Susep (Superintendência de Seguros Privados)

  • Jamais minta na hora da contratação: o seguro é um contrato de boa-fé. Passe os seus dados corretamente para que não tenha problemas em relação à indenização, caso ocorra um sinistro.

  • Pesquise em várias seguradoras: cada empresa trabalha com uma tabela própria de preços, priorize sempre as melhores seguradoras do mercado, garantindo assim um bom atendimento em um eventual sinistro.

  • Coberturas e franquias: veja as coberturas, que mais se adequam a sua rotina diária, aquelas que atendam às suas necessidades e a franquia que melhor se enquadre a sua realidade.

  • Custo versus benefícios: não leve em conta somente o orçamento mais barato na hora de fechar o seguro. Escolha uma seguradora que lhe ofereça um bom preço, mas também uma boa cobertura.

  • Exija a cópia do contrato: antes de assinar qualquer documento leia tudo com atenção. Em caso de dúvida, questione o seu corretor e exija sempre uma cópia do contrato (proposta). Ela é a garantia de que o seguro foi efetivado junto à seguradora.

Revisão

Manter a revisão do seu carro em dia é de extrema importância para sua segurança e para não ter surpresas no seu dia a dia ou no meio de uma viagem, explica André Cardinot da Silvcar. Seja para veículo zero quilômetro ou usado, a maioria das montadoras recomenda revisões a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses de uso — o que ocorrer primeiro. O importante é criar o costume de levar o carro periodicamente à oficina e não só quando apresentar defeitos, pois neste caso provavelmente algo já estava errado havia algum tempo. Uma revisão básica consiste em verificar vários itens, entre eles freios, correias, filtros, fluidos, suspensão e itens de segurança. Quanto maior a quilometragem, mais acessórios entram na lista. Manter a revisão do seu carro em dia traz muitos benefícios, aumentando a vida útil dos componentes, evitando a desvalorização do automóvel e até mesmo multas, pois muitos itens devem estar em bom estado por determinação legal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade