(SECOM) - No último fim de semana, o Centro de Arte e a Oficina-Escola de Artes se transformaram numa grande plenária para debater a cultura de Nova Friburgo. No sábado e domingo, 19 e 20 de setembro, das 8 horas às 18 horas, artistas, empresários, cidadãos friburguenses e de outros municípios, mas que o adotaram como cidade do coração estiveram reunidos para analisar o Plano Municipal de Cultura elaborado em agosto de 2006, durante a primeira Conferência Municipal de Cultura.
A abertura do evento foi feita no Centro de Arte pelo secretário municipal de Cultura, Roosevelt Serafim Concy, pela gerente regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, e pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Beto Grillo. O secretário Roosevelt destacou a importância do Sebrae como parceiro da Cultura e o incansável trabalho de uma equipe que atua junto com membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC), discutindo toda segunda-feira, às 13h30min no próprio Sebrae, ações que possam contribuir para o crescimento e fortalecimento do setor cultural da cidade.
Em seu pronunciamento como representante do Conselho Municipal de Cultura, Beto Grillo informou que há mais de um ano não se discutia a cultura do município com afinco, como vem sendo feito: “cultura não é um bem supérfluo e sim um setor produtivo a colaborar para o crescimento da cidade”. Aproveitou também para convidar os presentes a participarem das reuniões do Conselho, que acontecem toda primeira quarta-feira do mês, às 18h30min, na Casa da Cultura, no antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na praça Getúlio Vargas.
Gerente regional do Sebrae em Nova Friburgo Fernanda Gripp, se confessou “muito feliz em presenciar esse movimento cultural em Nova Friburgo. Acompanhei a elaboração do Plano Municipal de Cultura, na época, mas muitas coisas não chegaram a ser implantadas. Nos próximos dias teremos um documento que não será do Poder Público, do Conselho, ou do Sebrae, mas de todos nós. Cultura é um setor produtivo e o Sebrae é um parceiro para complementar o papel da Secretaria Municipal de Cultura”.
Plano Municipal e Propostas de diretrizes
Toda a discussão da Pré-Conferência Municipal de Cultura foi norteada pelo Plano Municipal de Cultura, elaborado durante a 1ª Conferencia Municipal de Cultura, realizada em agosto de 2006. Para facilitar a análise do documento, a Pré-Conferência foi dividida em reuniões setoriais: artes cênicas (dança, teatro e circo), música, artes visuais, literatura, arte popular, patrimônio histórico, artesanato, audiovisual e instituições de atuação cultural e outras como ensino e associações civis de natureza diversa.
Cada setor contou com o apoio de facilitadores do sistema Sebrae/RJ: Luciano Bender, Zoroastro Esteves, Cristina Sachetto, Ricardo Plastino e Silvia Regina Pereira, além de Michelyne Silveira e Raquel Stumm, que fazem parte de um grupo de trabalho do Conselho Municipal de Cultura, organizadores da Pré-Conferência e Conferência Municipal de Cultura.
Durante os dois dias, cada reunião setorial destacou itens que precisavam de maior compreensão, adequações e/ou sugestões e os levaram à plenária no Centro de Arte, ao final de cada dia, para a elaboração de um documento de avaliação e validação do Plano Municipal de Cultura.
Na próxima quinta-feira, 24, às 18 horas, na Casa da Cultura, haverá reunião com o objetivo de compilar o conjunto de propostas de diretrizes do plano em questão, documento este que será levado à 2ª Conferencia Municipal de Cultura. Depois de aprovado, será encaminhado à Câmara de Vereadores.
Diversas propostas foram apresentadas durante as plenárias no Centro de Arte, muitas delas, inclusive, ressaltadas por mais de um setor. Entre elas: criação de um site, em parceria com o Sebrae, como resultado de mapeamento cultural; definição de percentual de verba a ser destinada a produções locais; incentivo aos distritos a criarem seus centros históricos através de captação de material; criação da Lei de Incentivo à Cultura; criação de calendário unificado e permanente de eventos; criação de projeto para utilização do Fundo Municipal de Cultura; mapeamento dos patrimônios históricos e culturais do município; transparência das políticas públicas, entre muitas outras.
Fóruns Setoriais de Cultura
Outro objetivo da Pré-Conferência foi a criação dos Fóruns setoriais permanentes de Cultura para possibilitar a discussão de questões próprias dentro das políticas públicas municipais. Cada setor agendou a sua primeira reunião:
arte popular: 1º de outubro – 19 horas – Palácio da Cultura (a confirmar); artes visuais: 1º de outubro – 15 horas – Sala Mônica Araújo; associações, instituições, etc.: 03 de outubro – 9 horas – Oficina-Escola de Artes; literatura: 05 de outubro – 19 horas – Palácio da Cultura (a confirmar); patrimônio histórico: 6/10 – 13 horas – Secretaria Municipal de Cultura; artes cênicas – 26/10 – 18 horas – Palácio da Cultura (a confirmar) e artesanato – 27 de outubro – 16 horas – Sebrae.
Show à parte e produção independente
A abertura da Pré-Conferência Municipal de Cultura, no sábado, 19, contou com músicos da Oficina-Escola de Artes recepcionando os convidados em uma das salas de exposição do Centro de Arte. Já o enceramento da Pré-Conferência, no domingo, 20, foi marcado pela música de Ivan Diolindo, apresentando-se em palco instalado na entrada do Centro de Arte. Segundo o diretor do Centro de Arte, Francisco Figueiredo, qualquer artista local poderá solicitar o palquinho para divulgar seu trabalho na entrada do Centro de Arte, desde que solicite agendamento no próprio local, de terça-feira a domingo, das 10 horas às 20 horas. “Pode ser músico, artista plástico, artesão, ator, escritor... O espaço está aberto desde já para contribuir com a divulgação dos trabalhos dos artistas da cidade”, explicou.
O friburguense Silvio Poeta aproveitou para divulgar durante o segundo dia da Pré-Conferência Municipal de Cultura, 20, na Oficina-Escola de Artes, alguns dos seus 22 livros publicados com produção independente. O mais recente e que pode ser encontrado à venda na banca de jornal em frente à Casa da Cultura tem o título: Tenho a vida para poetizar, lançado este ano.
2ª Conferência
A 2ª Conferência Municipal de Cultura será realizada no próximo fim de semana, dias 26 e 27, entre as 8 horas e 18 horas, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, no Suspiro. Além de definir o Plano Municipal de Cultura que será encaminhado à Câmara de Vereadores do município, serão definidos os representantes do município na Conferência Estadual de Cultura, respeitando o percentual indicado no Regimento Interno da 2ª Conferencia Nacional de Cultura que se encontra disponível na página da web do Ministério da Cultura (MinC).
Deixe o seu comentário