A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia Hanna Suzart, em parceria com o Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê promovem a I Conferência Municipal/Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento será na Câmara Municipal (Rua Farinha Filho 50, Centro), sábado, 2 de maio, das 8h às 17h. Na ocasião serão indicados os participantes da conferência estadual, a ser realizada ainda em maio.
A conferência municipal/regional vai configurar um momento de diálogo que enriquecerá as formulações de políticas públicas significando também uma ação efetiva no encaminhamento da promoção da igualdade racial, gerando assim material para elaboração de um plano municipal/regional de promoção da igualdade racial, tendo como tema Avanços, desafios e perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
O objetivo geral da conferência municipal/regional é analisar e repactuar os princípios e diretrizes da políticas de promoção da igualdade racial, além de avaliar a implantação ou implementação dessas políticas nos municípios da região, observando objetivos específicos: mobilizar setores de governo nas instâncias federal, estadual e municipal para o desenvolvimento de ações coordenadas, visando consolidar a implantação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir) e Estatuto de Promoção da Igualdade Racial, tão logo seja aprovado; estimular a participação da sociedade civil na formulação e controle social das políticas de promoção da igualdade racial; consolidar as formas de implantação da Política Nacional de Promoção à Igualdade Racial por meio da transversalidade, descentralização e gestão democrática.
A promoção da igualdade racial no Brasil se desenvolve hoje em um cenário de realidade em transição. As desigualdades historicamente construídas e aprofundadas durante cinco séculos começam a ser revistas e revertidas. Ainda há muito o que fazer. Mas os resultados, muitos já visíveis, são assertivos quanto à promoção da igualdade racial e ao fortalecimento da democracia.
As inscrições para a conferência municipal/regional podem ser feitas no Centro de Turismo (Praça Dermeval Barbosa Moreira, Centro), Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Augusto Spinelli 160, Centro) e Centro de Referência de Prevenção e Combate à Homofobia (Avenida Alberto Braune 223, antiga Rodoviária Leopoldina, Centro).
Deixe o seu comentário