Mesmo com tempo instável, um bom público compareceu à observação da oposição de Saturno no Planetário de Nova Friburgo na noite de sábado, 10. Cerca de 40 pessoas enfrentaram o frio e a chuva fina na tentativa de ver o céu com os telescópios do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf), e não se decepcionaram. Mesmo entre nuvens foi possível ver a lua e suas crateras, Júpiter e suas luas, Marte e, claro, a "estrela” da noite, Saturno, com seus anéis.
De acordo com o professor Reinaldo Ivanicska, diretor do Canf e do planetário, desta vez apenas uma luneta e um telescópio ficaram à disposição do público, pois a chuva fina poderia danificar os espelhos dos telescópios maiores. Mesmo assim, foi possível dar uma boa olhada no céu.
Segundo Reinaldo, a atividade realizada nessas condições tem um significado especial: demonstra que o Planetário de Nova Friburgo vem se posicionando como nova opção de cultura e lazer. "Isso significa que mais atividades como esta poderão ser oferecidas para atender a um crescente número de pessoas que procuram alternativas de lazer”, destacou.
O próximo evento aberto ao público é o Cine Clube Planetário no último sábado de maio, 31, a partir das 18h. Será exibido o 5º capítulo da série "Cosmos – Uma Odisseia no Espaço-Tempo” e o último episódio da série "Corrida Espacial”.
Já nesta semana a primeira turma de alunos da temporada 2014 — alunos do 8º ano do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira — farão uma visita ao planetário. Vão assistir à sessão "Uma janela para o céu” e visitarão as exposições "Paisagens Cósmicas” e "História da Exploração Espacial”. Para as escolas que quiserem participar, basta agendarem pelo telefone 98111-9788 ou através da Secretaria Municipal de Educação.
Deixe o seu comentário