Condição do tempo dificulta, mas não impede observação de Saturno

segunda-feira, 12 de maio de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Condição do tempo dificulta, mas não impede observação de Saturno
Condição do tempo dificulta, mas não impede observação de Saturno

Mesmo com tempo instável, um bom público compareceu à observação da oposição de Saturno no Planetário de Nova Friburgo na noite de sábado, 10. Cerca de 40 pessoas enfrentaram o frio e a chuva fina na tentativa de ver o céu com os telescópios do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf), e não se decepcionaram. Mesmo entre nuvens foi possível ver a lua e suas crateras, Júpiter e suas luas, Marte e, claro, a "estrela” da noite, Saturno, com seus anéis. 

De acordo com o professor Reinaldo Ivanicska, diretor do Canf e do planetário, desta vez apenas uma luneta e um telescópio ficaram à disposição do público, pois a chuva fina poderia danificar os espelhos dos telescópios maiores. Mesmo assim, foi possível dar uma boa olhada no céu.

Segundo Reinaldo, a atividade realizada nessas condições tem um significado especial: demonstra que o Planetário de Nova Friburgo vem se posicionando como nova opção de cultura e lazer. "Isso significa que mais atividades como esta poderão ser oferecidas para atender a um crescente número de pessoas que procuram alternativas de lazer”, destacou.

O próximo evento aberto ao público é o Cine Clube Planetário no último sábado de maio, 31, a partir das 18h. Será exibido o 5º capítulo da série "Cosmos – Uma Odisseia no Espaço-Tempo” e o último episódio da série "Corrida Espacial”.  

Já nesta semana a primeira turma de alunos da temporada 2014 — alunos do 8º ano do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira — farão uma visita ao planetário. Vão assistir à sessão "Uma janela para o céu” e visitarão as exposições "Paisagens Cósmicas” e "História da Exploração Espacial”. Para as escolas que quiserem participar, basta agendarem pelo telefone 98111-9788 ou através da Secretaria Municipal de Educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade