Termina nesta quarta-feira, 23, o prazo para candidatos entrarem com recurso pedindo a revisão de questões consideradas mal formuladas nas provas de nível médio e superior do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo. Para isso, os inscritos que fizeram os testes devem preencher um formulário no link “recursos”, no site da Exatus, a empresa organizadora do concurso. Segundo o edital, o candidato deverá explicar no pedido de revisão as falhas na questão. Assim, o item será analisado e poderá ser anulado pela banca examinadora.
Um exemplar das provas aplicadas no último domingo, 20, está disponível para consulta no site www.exatuspr.com.br. O acesso aos cadernos é importante para que os candidatos analisem as questões e, se necessário, entrem com recurso junto à banca. Os gabaritos das provas também estão disponíveis na página da Exatus. Mais de 16 mil concorrentes, disputaram 213 vagas de nível médio e 114 para nível superior no segundo dia de aplicação das provas. No último dia 13, outros cerca de 14 mil inscritos fizeram as avaliações para os cargos de nível fundamental.
As demais fases do concurso, que consiste em prova de títulos, prova prática e teste de aptidão física, serão realizadas a partir de janeiro de 2016, após a divulgação dos resultados das provas objetivas. “Ainda não há data marcada para isso. Essas fases serão realizadas conforme editais específicos que serão divulgados nos sites www.exatuspr.com.br e www.pmnf.rj.gov.br e também no Diário Oficial”, informou a Prefeitura.
Os candidatos aos cargos de nível superior poderão acrescentar pontos à nota final se participarem da prova de títulos; para isso, deverão entregar certificados e diplomas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Os inscritos que fizeram a prova objetiva para cargo de professor — cujo requisito mínimo é nível médio com formação de professores — poderão participar da fase de títulos se tiverem diploma de graduação.
Na segunda fase, haverá também prova prática obrigatória para os candidatos aprovados na prova objetiva para os cargos de calceteiro, carpinteiro, costureira, cozinheira, eletricista, instrutor de artesanato, instrutor de corte industrial, jardineiro, mecânico, merendeira, operador de esteira, operador de máquina rolo compressor/minicarregadeira/retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de usina de asfalto, pedreiro, pintor e serralheiro.
Já os candidatos aos cargos de agente de limpeza pública, auxiliar de serviços de sepultamento, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, carpinteiro, guarda municipal, jardineiro, servente de obras e trabalhador braçal farão teste de aptidão física. Os detalhes sobre essas fases estão explicitadas no edital do concurso.
A Prefeitura de Nova Friburgo oferece 868 vagas distribuídas em quatro níveis distintos de formação, com remuneração variando entre R$ 807 e R$ 3 mil. O concurso terá prazo de validade de dois anos a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Deixe o seu comentário