A comissão do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo informou na tarde da última sexta-feira, 15, que o gabarito final e a classificação geral dos candidatos que fizeram as provas objetivas serão divulgados na próxima quarta-feira, 20, no site da Exatus (www.exatuspr.com.br), organizadora do certame, e também no Diário Oficial do município.
A classificação geral será o resultado final do concurso para alguns cargos, enquanto que para outros haverá ainda a segunda etapa, composta de prova de títulos, prova prática e teste de aptidão física. A data, o horário e o local de cada uma das próximas etapas do certame serão divulgados em poucos dias, informou a Prefeitura.
Os candidatos aos cargos de nível superior poderão acrescentar pontos à nota final se participarem da prova de títulos, que consiste na entrega de certificados e diplomas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Os inscritos no cargo de professor, cujo requisito mínimo é nível médio com formação de professor, poderão participar da prova de títulos se tiverem diploma de graduação.
A prova prática é obrigatória para os candidatos aprovados na prova objetiva para os cargos de calceteiro, carpinteiro, costureira, cozinheira, eletricista, instrutor de artesanato, instrutor de corte industrial, jardineiro, mecânico, merendeira, operador de esteira, operador de máquina rolo compressor, minicarregadeira e retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de usina de asfalto, pedreiro, pintor e serralheiro.
Os candidatos aos cargos de agente de limpeza pública, auxiliar de serviços de sepultamento, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, carpinteiro, guarda municipal, jardineiro, servente de obras e trabalhador braçal também farão teste de aptidão física.
Questões anuladas não prejudicarão candidatos, diz comissão
Na última quarta-feira, 13, A VOZ DA SERRA noticiou que pelo menos 27 questões foram anuladas e oito tiveram gabarito alterado em provas do concurso após recurso no site da Exatus. Em nota, a comissão do concurso público minimizou as falhas e afirmou que nenhum candidato será prejudicado por isso.
“Em relação à anulação de algumas questões, há de ser ponderado que estas sequer atingiram o percentual de 3% do total, considerando que foram elaboradas 1.030 questões, com quatro gabaritos distintos. As anulações, portanto, não representam nenhum prejuízo ao candidato, uma vez que os recursos interpostos corrigiram os pontuais equívocos da banca examinadora, tendo sido atribuídas as pontuações a todos os participantes, de acordo com o edital de abertura”, diz a nota.
Segundo a comissão do concurso, provas organizadas por bancas como Fundação Getúlio Vargas, Cesgranrio, Instituto Rio Branco, entre outras, passam por situações idênticas, em alguns casos, inclusive, mais graves.
“Mas, independente disso, foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município, na primeira semana de janeiro, um requerimento que tem como intuito apurar eventuais falhas e inadequações do trabalho da empresa Exatus, cujo expediente está em tramitação e não interfere no regular trâmite do concurso. O concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo obedece as rigorosas recomendações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e todas as fases estão sendo acompanhadas pelos órgãos. Portanto, transcorre dentro da normalidade e adequação jurídica”, encerra a nota.
Mais de 30 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 868 vagas distribuídas em quatro níveis diferentes de formação, com remuneração variando entre R$ 807 e R$ 3 mil. As provas foram aplicadas no dias 13 e 20 de dezembro. Além das vagas que serão preenchidas imediatamente, o concurso formará um cadastro reserva de candidatos, cujo prazo de validade será de dois anos a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Deixe o seu comentário