Os candidatos classificados no concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo só devem ser convocados para tomar posse nos cargos a partir de março. Essa é a expectativa da comissão do processo seletivo que, na tarde de quarta-feira, 20, também divulgou, em nota, as datas da próxima fase de avaliações, composta por prova de títulos, prova prática e teste de aptidão física.
"O edital de convocação para o teste de aptidão física e prova de títulos deverá ser publicado hoje, 22. Essas etapas serão realizadas nos próximos dias 30 e 31, de acordo com o que estará estipulado no edital. Já a prova prática terá a convocação publicada logo após o período de carnaval”, informa a nota.
Na próxima etapa do concurso que começa no fim do mês, os candidatos aos cargos de nível superior poderão acrescentar pontos a nota final se participarem da prova de títulos, que consiste na entrega de certificados e diplomas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Os classificados no cargo de professor, cujo requisito mínimo é o nível médio com formação de professor, poderão participar da prova de títulos se tiverem diploma de graduação.
A prova prática é a fase obrigatória para os candidatos aprovados nas provas objetivas para os cargos de calceteiro, carpinteiro, costureira, cozinheira, eletricista, instrutor de artesanato, instrutor de corte industrial, jardineiro, mecânico, merendeira, operador de esteira, operador de máquina rolo compressor, minicarregadeira e retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de usina de asfalto, pedreiro, pintor e serralheiro.
Os candidatos aos cargos de agente de limpeza pública, auxiliar de serviços de sepultamento, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, carpinteiro, guarda municipal, jardineiro, servente de obras e trabalhador braçal farão teste de aptidão física. Os detalhes sobre cada uma dessas etapas estarão descritas nos editais que serão divulgados pela comissão.
Funcionários temporários
No próximo dia 31 vencem os contratos de trabalho de mais de 500 funcionários temporários da prefeitura. Em setembro do ano passado, o prefeito Rogério Cabral conseguiu autorização do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Câmara de Vereadores para prorrogar por mais 120 dias o período de permanência do grupo de comissionados na administração municipal, devido ao atraso na realização do concurso público. O governo municipal tem que cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o MP que exige a substituição dos temporários por funcionários concursados.
Como os novos servidores só devem tomar posse a partir de março, A VOZ DA SERRA entrou em contato com Prefeitura de Nova Friburgo para saber se os contratos temporários serão prorrogados mais uma vez, tendo em vista que se ocorrer as rescisões, os cargos podem ficar vagos por pelo menos um mês. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta da administração municipal.
Revisão das notas
Desde quarta-feira, 20, a classificação preliminar dos candidatos e o gabarito oficial estão disponíveis para consulta no site da Exatus (www.exatuspr.com.br), empresa organizadora do concurso. A listagem já indica o resultado final para alguns cargos, mas, os candidatos podem pedir revisão das notas das provas objetivas. O prazo para isso termina às 23h59 de hoje, 22. “O recurso deverá ser protocolado em formulário próprio por meio do link “recursos”, disponível no endereço eletrônico da Exatus”, explica a comissão do concurso.
Mais de 30 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 868 vagas oferecidas pela Prefeitura de Nova Friburgo. Os salários variam de R$ 807 até R$ 3 mil. As provas objetivas foram aplicadas nos dias 13 e 20 de dezembro. Além das vagas que serão preenchidas imediatamente, o concurso formará um cadastro reserva, cujo prazo de validade será de dois anos a partir da data da publicação do ato de homologação do resultado final.
O concurso ainda poderá ser prorrogado por igual período, ampliando para quatro anos o período em que outros candidatos classificados poderão ser convocados para tomar posse de cargos, de acordo com a necessidade da administração municipal.
Deixe o seu comentário