A prova prática para o cargo de instrutor de corte industrial do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo foi anulada, na terça-feira, 19, depois que a comissão descobriu que o avaliador dos candidatos também concorria a uma vaga no processo seletivo, o que é proibido por lei. A Exatus, empresa que realiza o concurso, reconheceu a irregularidade e informou que a prova prática será aplicada novamente no próximo dia 1º de maio para todos os candidatos a este cargo. O edital de convocação está disponível nesta edição de A VOZ DA SERRA (página 10) e também nos sites www.exatuspr.com.br e www.pmnf.rj.gov.br.
“Salientamos que o referido contratempo não gerará prejuízos para o concurso, para os candidatos, nem para a Prefeitura de Nova Friburgo, correndo as despesas decorrentes dessa nova avaliação por conta exclusiva da Exatus. Ainda, a anulação demonstra a lisura com que tem se conduzido o concurso e, principalmente, a eficácia e competência da comissão do concurso na fiscalização de todas as etapas do certame”, informou a Exatus em nota.
Os candidatos ao cargo de instrutor de corte industrial foram avaliados por Júlio Monnerat de Lemos, que também participou do concurso, concorrendo a uma vaga de instrutor de produção e controle de qualidade. Segundo a Exatus, o decreto estadual 41.614/2008 proíbe que uma pessoa participe da banca examinadora se ela tiver parente até o 3º grau como candidato do concurso público. Por isso, Júlio foi eliminado da seleção, porque a empresa entendeu, por analogia, que também é ilegal a participação de candidato como avaliador, mesmo que em outro cargo. Ele poderá recorrer da decisão.
A irregularidade, porém, não prejudicou a avaliação prática dos outros cargos, por isso, nesta quinta-feira, 21, a comissão do concurso divulga a segunda listagem com as notas preliminares dos candidatos que foram avaliados para os cargos de calceteiro, costureira, eletricista, instrutor de artesanato, jardineiro, mecânico, operador de máquina de usina de asfalto e operador de máquina esteira. Na última terça-feira, 19, foi divulgado o resultado das vagas de cozinheira e merendeira. Os avaliados poderão questionar as notas da prova prática, nos próximos 25 e 26 em um formulário próprio na aba “recursos”, no site da Exatus.
Prova de títulos e TAF
Ainda não foi definida a data para a divulgação do resultado definitivo da prova de títulos, realizada no fim de janeiro, por candidatos aos cargos de nível superior e também de professor, cujo requisito mínimo é o nível médio com formação de professores. Nesta etapa, pontos foram acrescentados à nota final daqueles que apresentaram diplomas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação (somente para professor). A comissão do concurso informou que a Exatus está finalizando a análise dos recursos.
Na próxima semana, a juíza Paula Teles, da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, deve julgar ação da Defensoria Pública que pediu a anulação do polêmico teste de aptidão física (TAF) do concurso. A avaliação teria exigido habilidades de elevado grau de dificuldade dos candidatos e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. Mais de 80% dos candidatos foram reprovados no teste. A prefeitura já entregou a defesa, mas a magistrada aguardava posicionamento da Exatus e também do Ministério Público para definir os rumos dessa etapa do processo seletivo.
Os candidatos aprovados e classificados no concurso da Prefeitura de Nova Friburgo devem começar ser convocados para tomar posse nos cargos no fim deste mês, quando termina o prazo de validade dos contratos dos funcionários terceirizados. Mais de 30 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 868 vagas, com remuneração variando entre R$ 807 e R$ 3 mil. O concurso terá validade de dois anos.
Deixe o seu comentário