Concurso na Marinha: abertas as inscrições para 2.200 vagas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Já estão abertas as inscrições para o concurso público que selecionará 2.200 jovens de todo o país para a Escola de Aprendizes Marinheiros da Marinha do Brasil. Os candidatos têm até o dia 15 de março para se inscreverem no Sanatório Naval de Nova Friburgo, na Avenida Geremias de Mattos Fontes, Paissandu, ou através do site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, onde o edital com informações detalhadas sobre o processo seletivo encontra-se disponível. 
Só serão aceitos jovens entre 18 e 22 anos completos até 1º de janeiro de 2014 e com altura entre 1,54 metro e dois metros, além de ensino fundamental completo (9º ano, antiga 8ª série). A taxa de inscrição é de R$ 12 e as provas, de caráter eliminatório, deverão ser realizadas em maio com 50 questões objetivas (múltipla escolha) de português, matemática e ciências, que valerão 100 pontos e terão o conteúdo do ensino fundamental. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 serão automaticamente eliminados. Nos casos de empate, o candidato com maior nota em matemática será beneficiado. A Marinha realizará provas também em Nova Friburgo.  
Para se inscrever os candidatos deverão estar munidos de documentos pessoais e uma foto recente. Quem se inscrever pela internet tem até o dia 19 de março para imprimir o boleto e quitá-lo na rede bancária. Os candidatos de baixa renda comprovada por inscrições em programas sociais do governo federal terão isenção da taxa de inscrição. 
A Marinha selecionará através das provas até 4.400 candidatos, que serão submetidos a exames de saúde, testes de aptidões físicas e avaliação psicológica, todos de caráter eliminatório. Os aprovados não poderão ter antecedentes criminais. Nos testes físicos os candidatos terão que nadar 25 metros em piscinas no tempo máximo de 50 segundos e correrem 2.400 metros em até 16 minutos. Serão oferecidas até três tentativas. 

Candidatos aprovados receberão ajuda de custo durante todo o curso
Os jovens aprovados na primeira fase (provas, exames médicos e testes físicos e psicológicos) irão ingressar na Escola de Aprendizes Marinheiros (EAM) para um curso preparatório de aproximadamente um ano em regime de internato e que será realizado somente nas unidades da EAM em Fortaleza-CE, Recife-PE, Vitória-ES e Florianópolis-SC. Os candidatos poderão optar em qual unidade pretendem fazer o curso. A Marinha fornecerá alimentação, uniformes e assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remunerar os novos aprendizes marinheiros. O valor da ajuda de custo mensal, contudo, não foi divulgado no edital.     
Após as 48 semanas de duração do curso os aprovados ainda serão submetidos a mais dois anos de atividades em unidades da Marinha. Só depois dessa fase é que os jovens se tornarão marinheiros em estágio inicial e servirão à corporação militar embarcados em navios ou em unidades da Marinha em diversos municípios brasileiros, inclusive Nova Friburgo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade