O resultado da prova prática do concurso da Prefeitura de Nova Friburgo será divulgado na próxima terça-feira, 5 de abril, no site da Exatus (www.exatuspr.com.br), empresa que realiza o certame. A classificação dos candidatos seria disponibilizada nesta sexta-feira, 1º, conforme adiantou a coluna do Massimo, mas, por causa de um erro no arquivo do resultado, a comissão do concurso pediu que a Exatus corrija a falha no documento.
A prova prática era eliminatória e classificatória e foi aplicada, nos dias 19 e 20 de março, aos candidatos aos cargos de calceteiro, carpinteiro, costureira, cozinheira, eletricista, instrutor de artesanato, instrutor de corte industrial, jardineiro, mecânico, merendeira, operador de esteira, operador de máquina rolo compressor, minicarregadeira e retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de usina de asfalto, pedreiro, pintor e serralheiro.
Prova de títulos
Na última quarta-feira, 30, terminou o prazo para que os candidatos que participaram da prova de títulos questionassem o resultado da avaliação. O recurso deveria ter sido registrado no site da Exatus. Nesta fase, pontos foram acrescentados à nota final de candidatos aos cargos de nível superior que apresentaram diplomas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e também para o cargo de professor, cujo requisito mínimo é o nível médio com formação de professores. Neste caso, os avaliados deveriam entregar certificado de graduação. O resultado dos recursos deve ser divulgado na próxima semana.
Teste polêmico
A polêmica envolvendo o Teste de Aptidão Física (TAF) segue na Justiça. Em março, a Defensoria Pública entrou com uma ação em que pede a anulação da avaliação. O órgão sustenta que as leis que criaram ou regulamentaram os cargos no município não prevêem a necessidade do teste no certames municipais. Na ação, o defensor Diogo do Couto Esteves ainda argumenta que o teste de aptidão física exigiu habilidades de elevado grau de dificuldade e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. Ele ainda diz que há algo de errado porque cerca de 80% dos candidatos foram reprovados na avaliação.
Segundo a coluna do Massimo, nesta semana, a juíza Paula Teles, da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, encaminhou a liminar da Defensoria ao Ministério Público. O órgão tem 15 para opinar sobre o caso. Em seguida, será a vez da magistrada decidir qual o andamento que será dado a esta etapa do processo seletivo.
São oferecidas 868 vagas para todos os níveis no concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo. A remuneração varia entre R$ 807 e R$ 3 mil. Os candidatos aprovados e classificados devem começar ser convocados para tomar posse nos cargos no mês que vem, quando termina o prazo de validade dos contratos dos funcionários terceirizados. O concurso terá validade de dois anos e pode ser prorrogado. Neste período, mais vagas podem ser preenchidas a partir da necessidade da administração municipal.
Deixe o seu comentário