Concurso de contos do Chopp com Letras já tem vencedores

Premiação será nesta segunda. Comissão julgadora escolheu entre 83 inscritos de todo o Estado do Rio
sexta-feira, 24 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O escritor Marcelo Moutinho, que dá nome ao prêmio
O escritor Marcelo Moutinho, que dá nome ao prêmio

Com o conto “ Venustrafobia”, o carioca radicado em Nova Friburgo Solano Dellamuerte foi o grande vencedor do 1º Concurso Literário Marcelo Moutinho, categoria Contos, do projeto literário  Chopp com Letras. Em segundo lugar ficou a também  carioca Luisa Benevides Valle, com “ Ensaboadas”, e em terceiro, o cordeirense Angelo Pessoa Martins, com “A nossa coleção de silêncios”. 

A entrega dos prêmios será nesta segunda-feira, 27, no Bar América, na Rua Monte Líbano 37. Receberão menções honrosas os escritores Thássio Ferreira, Ovídio Poli Junior, Kelly Cristine Cunha e Thiago Kuerques.

O concurso, lançado em abril, reuniu 83 contos inscritos de todo o Estado do Rio, e teve a seguinte comissão julgadora:

  • Alê Motta -  arquiteta formada pela UFRJ; participou da antologia "14 novos autores brasileiros", organizada pela escritora Adriana Lisboa. Interrompidos (Reformatório, 2017) é seu livro de estreia.
  • Aluysio Athayde - doutorando em Ciências Sociais. Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela PUC-Rio; tem experiência na área da Antropologia, nas temáticas sobre simbolização e ordem, artes plásticas e literatura, consumo e economia. Atualmente, foca suas pesquisas nas áreas da Antropologia do Consumo e da Economia. É professor na FGV-Rio e sócio-fundador da HAU, consultoria em tendências de comportamento e consumo.
  • Carlos Eduardo Pereira - cursou História na UFRJ e Letras na PUC-Rio (habilitação Formação do Escritor). Acaba de lançar, pela editora Todavia, "Enquanto os dentes", seu romance de estreia.
  • Henrique Rodrigues - formado em Letras pela Uerj, com especialização em Jornalismo Cultural pela Uerj, mestre e doutor em Letras pela PUC-Rio. Trabalha na gestão de projetos literários no Sesc Nacional. É autor de 13 livros, entre poesia, infantis, juvenis e o romance "O próximo da fila" (Record), publicado também na França.

O prêmio homenageia o escritor Marcelo Moutinho, escritor e jornalista nascido em Madureira, na Zona Norte  do Rio de Janeiro, em 1972. Ele é autor dos livros "Ferrugem" (vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional, Record, 2017), "Na dobra do dia" (indicado ao Prêmio Oceanos, Rocco, 2015), "A palavra ausente" (indicado ao Prêmio Portugal Telecom, Rocco, 2011), "Somos todos iguais nesta noite" (Rocco, 2006) e "Memória dos barcos" (7Letras, 2001), além do infantil "A menina que perdeu as cores" (Pallas, 2013). 

Com apoio da metalúrgica Stam e do Bar América, o Chopp com Letras é um projeto literário criado e conduzido por David Massena e Deborah Simões. Os encontros de escritores e amantes da literatura acontecem na última segunda-feira de cada mês. Graças a ele, o Bar América foi contemplado, em junho, com o Prêmio Heloneida Studart de Cultura de 2018, concedido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa (Alerj) a 39 instituições de todo o estado em reconhecimento a boas práticas culturais. O Bar do Vovô, em Lumiar, também foi agraciado, pelo evento musical "Segunda Sem Lei".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura | Flinf
Publicidade