Concessionária de águas e Prefeitura lançam o projeto Amigo da Água 2015

domingo, 22 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Concessionária de águas e Prefeitura lançam o projeto Amigo da Água 2015
Concessionária de águas e Prefeitura lançam o projeto Amigo da Água 2015

A concessionária Águas de Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Educação irão promover, pelo sexto ano consecutivo, o concurso cultural "Amigo da Água”, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 de março. Os alunos vencedores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental serão premiados com tablets, as escolas vencedoras com computadores e o professor que criar o melhor plano de aula, com um computador portátil. A concessionária de águas do município vai oferecer ainda uma oficina de capacitação para os professores com o escritor de literatura infantil Álvaro Ottoni, no dia 6 de março, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Alberto Braune 224, Centro). A festa de encerramento do projeto Amigo da Água será no dia 27 de março, a partir das 10h, também no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Na abertura do "Amigo da Água 2015”, o escritor Álvaro Ottoni vai apresentar o tema do concurso cultural "Água e o desenvolvimento sustentável - protejam nossos mananciais” e como abordar com criatividade o assunto em sala de aula. A escolha do tema baseou-se em reflexões da Organização das Nações Unidas. Segundo a ONU, apesar de o planeta ser constituído em sua maior parte de água, pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano. Parece pouco, mas seria o suficiente para abastecer todo a Terra, se não fosse a poluição, desvalorização e urbanização sem conscientização, fatores que tornam a água potável quase inexistente em algumas partes do mundo.


O PROJETO 

A concessionária de águas de Nova Friburgo destaca que o projeto visa estimular a conscientização ambiental junto aos estudantes, futuros gestores deste bem maior da humanidade: a água. Nesta edição do "Amigos da Água”, as melhores colagens do 1º ao 3º ano e os melhores textos (de até cinco linhas) do 4º e 5º ano serão premiados também com tablets e capa adesivada com a logomarca da concessionária.    

Os trabalhos dos alunos deverão ser entregues até o dia 23 de março, pela manhã, na sede da Secretaria Municipal de Educação, para que a comissão avaliadora escolha os vencedores. Os critérios são: criatividade e adequação ao tema. 


SAIBA MAIS

Esse concurso cultural foi criado em março de 2010 e envolve mais de dez mil alunos da rede municipal de ensino, sempre direcionado às turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A Secretaria Municipal de Educação distribuirá o material de divulgação nas escolas estimulando a realização das atividades em sala de aula. Com a iniciativa, a concessionária de águas pretende incentivar os estudantes da rede municipal a se conscientizarem, promovendo ainda a elaboração de medidas para combater a poluição dos rios, nascentes e represas da região. 


ALERTA DA ONU

Devido a forte urbanização em locais onde não havia água, calcula-se que 12,1 milhões de brasileiros não têm acesso adequado ao abastecimento de água. Segundo a ONU, cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. 

Em Nova Friburgo, a concessionária assumiu a administração dos serviços de coleta e tratamento de água e esgoto em 2009. Em seis anos foram investidos mais de R$ 76 milhões na manutenção e melhorias das 15 estações de tratamento de água (ETAs), na construção de quatro estações de tratamento de esgoto (ETEs), em projetos de qualidade de vida para os funcionários e projetos diversos em defesa do meio ambiente, como o Amigo da Água. "O projeto reflete a preocupação da empresa na formação de novas gerações conscientes da necessidade de preservação do meio ambiente. Como principal resultado, estarão asseguradas as nossas fontes naturais e, consequentemente, a qualidade da água servida aos nossos clientes”, concluiu o superintendente da concessionária Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal.


CRONOGRAMA DO EVENTO

6 de março – oficina de capacitação com Álvaro Ottoni no auditório da SME, a partir das 9h; até dia 23 de março – entrega dos trabalhos na SME; e 27 de março – premiação dos alunos no auditório da SME, a partir das 10h, com contação de histórias do escritor Álvaro Ottoni.

O regulamento do Amigo da Água será postado no site www.diadoamigodaagua.com.br a partir do dia 6 de março. Para Christian Portugal, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação tem sido a chave para o sucesso da campanha. De acordo com ele, os investimentos da empresa não se comparam à dedicação dos diretores, professores e auxiliares.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | PMNF | CANF
Publicidade