Concessionária Águas de Nova Friburgo inicia implantação de redes de esgoto seguindo o projeto determinado pelo governo municipal

quinta-feira, 05 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - De acordo com o que ficou estabelecido desde o primeiro encontro, no dia 5 de janeiro, entre integrantes do novo governo municipal e diretores da empresa concessionária de abastecimento de água, bem como em outros encontros realizados posteriormente, o projeto de tratamento de esgotos, que está em fase inicial, foi determinado pelo novo governo. Como já vinha afirmando o prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello, “queremos o nosso rio limpo de volta”. Tão logo assumiu, o prefeito convocou os diretores da Águas de Nova Friburgo determinando o imediato tratamento dos esgotos, “mas não da forma ajustada pelo 4º Termo Aditivo ao contrato de concessão”. Pelo projeto anterior a implantação de emissários laterais ao rio apenas retirariam os esgotos, a serem lançados numa estação de tratamento na altura de Conselheiro Paulino.

Na proposta defendida pelo prefeito Heródoto inicialmente seis estações em bairros e pontos periféricos à cidade serão responsáveis pela captação e tratamento dos esgotos, antes de seu lançamento nos rios. Exatamente de acordo com o compromisso assumido pela empresa concessionária nos vários encontros, no último dia 19 de fevereiro, véspera do carnaval, diretores da empresa apresentaram ao chefe do Executivo o plano inicial para a realização dos serviços.

Apresentado pelo diretor geral da Águas do Brasil, engenheiro Cláudio Abduche, acompanhado do superintendente da empresa, engenheiro Alexandre Bianchini, do também engenheiro Carlos Henrique da Cruz Lima, diretor geral da concessionária, todo o planejamento da fase inicial dos trabalhos foi detalhado em mapas e gráficos. Pelo cronograma a primeira estação (Olaria) estará concluída para inauguração até o fim deste ano. As demais unidades de tratamento estão programadas para ficar prontas em 2010 (Centro e Braunes), 2011 (Cônego e Ponte da Saudade) e 2012 (Córrego Dantas e Conselheiro Paulino). Por este cronograma a previsão é de que o tratamento de esgoto atinja 30% da rede no ano que vem, 60 % em 2011 e 90% em 2012.

Loja de atendimento no centro da cidade

No último encontro, também seguindo orientação do atual governo, foram tratados assuntos relativos à nova estrutura tarifária. A criação da tarifa social, o estabelecimento de tarifa para o pequeno comércio, muitas vezes penalizado por uma tarifa mínima, cujo valor é excessivo em relação ao gasto mensal, são temas em estudos para proporcionar melhor atendimento ao usuário.

Atendendo ainda a uma antiga reivindicação dos consumidores, os representantes da concessionária se comprometeram a instalar nos próximos dias uma agência de atendimento no centro da cidade, uma vez que a localização da sede da concessionária, no bairro de Duas Pedras, causa dificuldades aos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade