O acordeonista Paulinho Cardoso e o violoncelista Fábio Presgrave integram o Duo Entrerios, que estará em Nova Friburgo na próxima sexta, 28, para apresentação especial no projeto Concertos da Catedral promovido pela Secretaria municipal de Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e parceria da Art Invest, às 20h na Catedral de São João Batista. O coordenador de música da Secretaria de Cultura, Mário José Bastos Jorge, destaca que a apresentação do duo será uma excelente oportunidade para os amantes da música apreciarem toda a suavidade de dois tradicionais instrumentos que permeiam ouvidos e corações: o acordeom e o violoncelo. No repertório de Paulinho e Fábio, grandes clássicos de ícones da música instrumental como Villa-Lobos e Piazolla.
A dupla que estará em Nova Friburgo pela primeira vez reúne em seu currículo diversas apresentações de sucesso, como o Festival de Música das Montanhas, em Poços de Caldas-MG, auditório do Itaú Cultural, em São Paulo, e Casa da Cultura Mário Quintana, no Rio Grande do Sul. Paulinho Cardoso, por exemplo, desenvolveu-se na música instrumental e popular brasileira quando viveu em Florença, Itália, colecionando apresentações de sucesso em demais países europeus, como Suíça, Áustria, Alemanha e Espanha, formando duo com o violonista cubano Ruben Chaviano. Licenciado em música pelo Centro Universitário Metodista de Porto Alegre-RS, Paulinho hoje mora no Brasil, mas viaja com frequência à Itália para shows.
Já o carioca Fábio Presgrave é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde mora, e doutor em música pela Unicamp. Em 2003 foi considerado “Destaque da Temporada” pelo Jornal do Brasil por sua atuação e sensibilidade ao tocar violoncelo. Ele atuou como solista de grandes orquestras, como as sinfônicas Brasileira, de Minas Gerais e da Bahia. Três anos depois recebeu o prêmio Carlos Gomes. Como professor de violoncelo atuou nas universidades de Brasília (UNB), Estadual Paulista (Unesp) e Instituto Baccarelli. Também foi professor convidado de grandes centros de ensino, entre eles, o Juilliard Pre-College, Universidade de São Paulo (USP), seminários internacionais de música da Universidade Federal da Bahia, Festival Internacional de Campos do Jordão-SP e ainda do Curso Internacional de Verão de Brasília. A apresentação na Catedral terá entrada franca. MENORES DE 18 ANOS SOMENTE ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
Deixe o seu comentário