Concerto do centenário do Colégio Modelo terá solo de máquina de escrever

Apresentação será neste sábado no Teatro Municipal Laercio Ventura, com participação de ex-alunos
quinta-feira, 28 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Detalhe da fachada do centenário Colégio Modelo (reprodução da web)
Detalhe da fachada do centenário Colégio Modelo (reprodução da web)

O Colégio Modelo, no início da Rua General Osório, completou um século de história no último dia 19, mas as comemorações se estendem por mais seis meses. Neste sábado, 30, a programação festiva terá continuidade com um concerto comemorativo dos 100 anos promovido pela banda sinfônica Euterpe Friburguense, às 19h30, no Teatro Municipal Laercio Ventura, com entrada franca.

A apresentação especial terá a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, e um dos destaques da noite será a composição “Concerto para máquina de escrever”, a cargo do jornalista Girlan Guilland. A apresentação musical a partir dos sons emitidos pela datilografia da antiga máquina é uma criação do estadunidense Leroy Anderson (1908-1975).

O Concerto do Centenário do Colégio Modelo terá ainda os solos de saxofone dos músicos da banda Euterpe e dos ex-alunos do tradicional educandário, Ênio Pinheiro para a música "Tributo a Burt Bacharach" (homenagem ao pianista e compositor norte-americano, prestes a completar 91 anos em maio) e Tiago Pereira, em ‘Romance pour Cor’, de Camille Saint-Saen. Outro solo ainda será do clarinetista Igor da Conceição para o clássico "Carinhoso", de Pixinguinha.

‘The Typewriter’ em bis

 O ‘solo da máquina de escrever será apresentado pela segunda vez. O jornalista Girlan Guilland, diretor de comunicação da banda Euterpe, já havia solado a peça em abril de 2015, na homenagem ao 70° aniversário de A VOZ DA SERRA, e agora vai reapresenta-lo para os atuais e ex-alunos, professores, funcionários e familiares da secular escola friburguense a interessante composição de Leroy Anderson, que foi celebrizada no cinema pela comediante Jerry Lewis, no filme "O Homem que sabia demais".

Programação até setembro

A abertura da primeira parte dos festejos do centenário do Colégio Modelo contou com inauguração da placa, missa em ação de graças e jantar, no último dia 19, e ainda caminhada festiva, no último sábado, 23. Mas a programação comemorativa é extensa. Continua até setembro e terá ainda muitas outras atrações: além do Concerto da banda Euterpe Friburguense, na segunda parte das festividades, a partir de maio, a fanfarra composta por ex-alunos do Modelo vai participar do tradicional desfile cívico do 201° aniversário da fundação de Nova Friburgo (na Avenida Alberto Braune, dia 16 de maio). Em julho, em data ainda a ser confirmada, está prevista a Festa Julina do Centenário.

Depois, haverá a participação do Modelo e da fanfarra dos ex-alunos no desfile cívico do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, a partir das 9h. Encerrando os festejos, a partir das 20h do próprio feriado de 7 de setembro, está previsto o ‘Baile do Centenário’, em local e horário também a serem definidos.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade