Concerto da Primavera com Sinfônica dos Bombeiros e Euterpe lota ginásio do Country

Evento comemorou bicentenário de Friburgo, o 70º aniversário da Saudade, o 40º aniversário da Aliança Francesa e os prêmios conquistados pela Stam
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
por Girlan Guilland*
O Concerto da Primavera no ginásiou do Country (Foto: Girlan Guilland)
O Concerto da Primavera no ginásiou do Country (Foto: Girlan Guilland)

A manhã do último domingo, 23, entrou para a história de Nova Friburgo. O tradicional Concerto da Primavera, que, a exemplo de anos anteriores, repetiu o sucesso da apresentação conjunta da Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio e da Real Banda Euterpe Friburguense, levou ao ginásio esportivo Paulo César Marra de Moraes (Pauloca), do Nova Friburgo Country Clube, um público estimado em 800 pessoas, segundo os organizadores.

Além do espetáculo de boa música, realizado em duas partes e que durou quase duas horas, o evento foi comemorativo ao bicentenário de Nova Friburgo e constou ainda de várias homenagens: ao 70º aniversário do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Saudade; ao 40º aniversário da Aliança Francesa de Nova Friburgo: à Stam Metalúrgica (por seus prêmios de destaque na indústria nacional recebidos recentemente), grande apoiadora da agremiação musical friburguense e cujo diretor, o  empresário Rogério Faria, é presidente de honra da Euterpe Friburguense.

Também recebeu homenagem especial o coronel Roberto Robadey da Costa Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros no estado, agraciado com uma placa por relevantes serviços prestados, principalmente por sua atuação na catástrofe climática de 2011, quando era coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo.

Secretário de Cultura também se apresenta na percussão

Apresentado pelo comunicador David Rangel, da Rádio Caledônia FM, o concerto foi iniciado com a leitura de um texto de exaltação a Nova Friburgo, ressaltando a verdadeira “História de Amor”, entre a Euterpe e a cidade, seguindo-se execução do Hino de Nova Friburgo (composto para o centenário, em 1918, com letra do poeta Franklin Coutinho e música do maestro Sérvio Lago), sob a regência do major Aurimar Bento Donato, maestro e comandante do Grupamento de Músicos do CBMERJ.

Logo em seguida, o maestro Nelson José da Silva Neto, regente titular da Real Banda Euterpe regeu uma composição muito especial para a ocasião: “Exaltação à Cidade dos Cravos’, de autoria do maestro Amadeu Teixeira, composta há exatamente meio século, em homenagem ao sesquicentenário do município, em 1968.

A primeira parte da apresentação foi encerrada de forma magistral. Na execução de “Seleção Whitney Houston”, o acompanhamento da cantora Lene Summer deu um toque especial, que agradou em cheio à platéia. Na segunda parte, com regência do maestro e major Aurimar, que surpreendeu o atual secretário de Cultura de Nova Friburgo, Mário Jorge Bastos, convidando-o a integrar o grupo. Marinho, que já foi músico na Sinfônica dos Bombeiros, assumiu sua posição na percussão e não escondeu a emoção da surpresa que lhe proporcionou o amigo e maestro Aurimar.

Além do secretário de Cultura e de um dos homenageados, o secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral dos Bombeiros, o coronel Roberto Robadey Júnior, diversas outras autoridades prestigiaram o concerto, entre os quais o prefeito Renato Bravo, acompanhado da primeira-dama, Cristina Bravo, o vereador e presidente do Legislativo friburguense, Alexandre Cruz e o vereador Luiz Carlos Neves, entre vários diretores da banda Euterpe e do Nova Friburgo Country Clube, liderados pelo presidente Roosevelt Concy; o presidente da Associação Comercial, Júlio Cordeiro e diretores da Unidos da Saudade.

O próximo compromisso da Euterpe, no dia 20 de outubro, será a apresentação junto à Festa Literária de Nova Friburgo, a Flinf em mais uma edição do programa cultural ‘Banda na Praça’, realizado em parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

*Especial para A VOZ DA SERRA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: primavera
Publicidade