Comunidade pede instalação de câmeras nas principais ruas e praças do município

quinta-feira, 15 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A instalação de câmeras de segurança nas ruas de Nova Friburgo é uma antiga reivindicação dos moradores da cidade. A medida é apontada como uma das principais formas de redução dos índices de criminalidade no município, que vêm aumentando nos últimos anos. Prova disso são os frequentes registros de assaltos no comércio local, além de roubos e furtos a pedestres e veículos. O uso de câmeras seria uma maneira de coibir este tipo de ocorrência, conforme sugerem vários leitores de A VOZ DA SERRA.

A redação do jornal tem recebido telefonemas e e-mails enviados por moradores de diversos bairros da cidade reivindicando a colocação de câmeras em pontos estratégicos, a exemplo do que já ocorre em muitas capitais brasileiras e municípios de médio porte. Para eles, a iniciativa não só ajudaria na prevenção, como contribuiria para a solução de ocorrências relacionadas à violência. “Cidades que optaram por esse sistema têm crimes reduzidos e de mais fácil solução. Espero uma reação da população e dos meios de comunicação”, diz a leitora Valéria, em e-mail enviado recentemente ao jornal, sugerindo que a comunidade e veículos como A VOZ DA SERRA se mobilizem e lancem uma campanha pelo monitoramento das principais vias da cidade.

Assim como Valéria, outros leitores do jornal também sugerem a realização de uma campanha reivindicando a instalação de câmeras em áreas de grande movimento, como a Praça Getúlio Vargas e a Avenida Alberto Braune, visando a coibir a ação de marginais e de vândalos que destroem o patrimônio público. “Temos que usar a tecnologia a nosso favor. As câmeras seriam uma espécie de parceiras dos policiais militares no patrulhamento das ruas”, diz o aposentado José Maria dos Santos, em telefonema à redação.

Vale destacar que a cidade já dispõe de câmeras em algumas ruas, como a colocada há cerca de um ano, pelo Banco do Brasil, na esquina da Rua Monte Líbano. A alguns metros dali, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, uma outra câmera foi instalada há quase oito meses pela Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), acima do sinal transversal. Trata-se da mesma colocada no início da Avenida Alberto Braune durante o carnaval deste ano, para garantir mais segurança à população. Na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, também foi instalado recentemente um equipamento doado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e que está monitorando o trânsito na área.

Os projetos para a instalação de câmeras nas ruas de Nova Friburgo não são novidades e já vêm sendo apresentados há alguns alguns por entidades e autoridades locais. Um deles tinha como meta a colocação de câmeras na Rua Portugal e arredores, mas não saiu do papel por falta de recursos. Outro, divulgado no início do ano e que previa o monitoramento das ruas do Centro por câmeras, também não foi adiante.

Recentemente um novo projeto foi apresentado pelo superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, durante reunião sobre a revitalização da Praça Getúlio Vargas. Segundo ele, 32 câmeras estão para ser instaladas em diversos pontos da cidade. Resta apenas aguardar as devidas liberações de contratação do serviço. O coronel também tentará viabilizar junto a uma empresa do ramo a disponibilização de uma câmera para auxiliar o patrulhamento da Praça Getúlio Vargas. Caso consiga, solicitará o direcionamento das imagens à sala do Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade