(SECOM) - Durante o último final de semana, prolongado pelo feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o quarto distrito de Amparo esteve em festa. A celebração do 98° aniversário de sua reintegração ao município de Nova Friburgo, após ter feito parte dos domínios territoriais do vizinho município de Bom Jardim, contaram com uma diversificada programação durante os últimos quatro dias, desde a sexta-feira, 09.
Os festejos, realizados pela Associação de Amigos e Moradores de Amparo (Assamam), entidade pioneira na representação comunitária no município e que está completando também seu 48° aniversário de fundação, contou com apoio da Prefeitura, através de diversos setores da Municipalidade.
Na tarde de sábado, 10, no centro do distrito, a presidente da Assamam, Hermelina Schuenck, comandou cerimônia cívica que assinalou a abertura oficial dos festejos. Com as participações de estudantes das escolas e creche da rede municipal de ensino daquela área foi realizada cerimônia de execução dos hinos Nacional, de Nova Friburgo e do distrito de Amparo, nestes dois últimos casos, interpretados pela estudante Juliana Milhorance Fagundes, da Escola Municipal Tiradentes, que deu um show à parte, deixando a todos muito entusiasmados e emocionados.
Sua voz juvenil e forte ecoou naquela tarde para contentamento de todos os presentes à festividade, tendo sua interpretação aos hinos sido tão perfeita, que, imediatamente, os secretários municipais Girlan Guilland e Sergio Madureira, respectivamente de Comunicação Social e Turismo, a convidaram para se apresentar em futuras atividades públicas da Prefeitura.
Troféus e Centenário
Ainda na mesma cerimônia, a diretoria da Assamam prestou homenagens a dezenas de personalidades, às quais foram ofertados os troféus Amparo e Zezinho Rocha – tradicional morador e comerciante do distrito –, enquanto nos diversos pronunciamentos autoridades e representantes comunitários defenderam a preparação, desde já, dos festejos do centenário, daqui a exatos dois anos.
O secretário de Comunicação Social e secretário Executivo do movimento Nova Friburgo 200 anos, o jornalista Girlan Guilland, destacou, por exemplo, a oportunidade de se aproveitar os dois anos que faltam para a comemoração, mobilizando a comunidade para a festa tão significativa e que deverá estar inserida no bicentenário de Nova Friburgo.
Representando o prefeito Heródoto Bento de Mello, que teve compromissos de última hora, impedindo de estar presente, o secretário de Turismo, Sérgio Madureira, que é nascido no distrito, também destacou a necessidade de se planejar, desde já, os festejos, sendo que ele ainda justificou a ausência do chefe do executivo, de quem trouxe um abraço especial para todos os moradores de Amparo e destacou a importância do distrito, no que diz respeito a historia da cidade e ao turismo do município como um todo.
O professor Antonio De Vries, tradicional morador do distrito e que também já foi presidente da Assamam e atualmente faz parte de sua diretoria, destacou o pioneirismo da entidade, que vai completar também seu cinquentenário, coincidentemente daqui a dois anos, enquanto Aécio Alves da Costa, presidente da Academia Friburguense de Letras, que também é amparense, destacou o fato de um filho de Amparo estar, naquele instante, pela primeira vez, representando oficialmente o prefeito numa solenidade no distrito. Ele referia-se ao secretário Sergio Madureira, mostrando-se muito satisfeito com a organização dos festejos, pelo que parabenizou a diretoria da Assamam.
Uma das mais entusiasmadas, a presidente Hermelina Schuenck, agradecia a todos e comandava a entrega dos troféus. O vereador Isaque Demani foi o único representante do Legislativo presente à solenidade e também dirigiu saudação aos moradores do distrito pelo seu aniversário.
Deixe o seu comentário