Comunidade de Córrego Dantas vibra com reabertura de creche e escola

segunda-feira, 08 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Entre as ações desenvolvidas no bairro Córrego Dantas — um dos que mais sofreram com enchente e deslizamentos em janeiro deste ano — destacam-se o mutirão e o Projeto Limpa Rio. E um detalhe que marcou positivamente o bairro foi o reinício das atividades da Creche Municipal Maria Inez Bachini e da Escola Municipal Adezir de Almeida Garcia. Os trabalhos continuam sendo coordenados pela associação de moradores do bairro.

O mutirão está sendo realizado todos os sábados, com trabalho de retirada de lama de casas e ruas, o que tem unido muito os próprios moradores e repercutido em toda a cidade. Outro destaque foi a festa das crianças, realizada dia 17 de julho, promovida pelo Colégio Estadual Etelvina Schottz, Escola Municipal Adezir de Almeida Garcia e a associação de moradores local, com a presença de artistas da cidade, num momento de emoção, alegria e encantamento dos presentes.

O Projeto Limpa Rio consiste na dragagem do córrego. Porém, diante da lentidão dos trabalhos e dos equipamentos antigos que contrastam com as dragas modernas e os caminhões que surgiram no bairro nos primeiros dias após a tragédia, a comunidade não crê que a meta seja cumprida no prazo anunciado na reunião do comitê de bacia hidrográfica do dia 17 de junho, por engenheiros do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A previsão era de um mês e meio para a execução de todo o serviços de dragagem.

Encontra-se na fase de estudo e finalização a elaboração do projeto da obra de intervenção na encosta do Loteamento Sítio das Pedras, uma das oito obras de intervenção em encosta anunciadas pela Prefeitura. A firma responsável pela realização da obra é a Geotécnica, que prevê a entrega dos serviços concluídos, segundo informação da Prefeitura, para o mês de dezembro próximo.

Uma equipe da Secretaria de Assistência Social esteve no bairro. Com auxílio da associação de moradores foi disponibilizado o lote de famílias atingidas pela tragédia, conseguindo caminhões para o transporte de donativos, divulgando e auxiliando nesse trabalho. Foram entregues cerca de 200 kits de móveis às famílias que perderam todos os seus pertences na tragédia. Foi feita também a entrega de alimentos, materiais de limpeza e higiene, cobertores e água potável.

VOLTA ÀS AULAS – A segunda-feira passada, 1º, foi um dia especial para os moradores de Córrego Dantas. Passados quase sete meses da tragédia, foram retomadas as atividades da Creche Municipal Maria Inez Bachini e da Escola Municipal Adezir de Almeida Garcia.

A associação de moradores trabalhou intensamente junto à Secretaria Municipal de Educação para que essas unidades escolares voltassem com as aulas, pesquisando os espaços com oferta de aluguel e a devida liberação da Defesa Civil, intermediando o processo de aluguel do imóvel e captando material de construção junto às empresas locais para obras de adequação dos espaços. No último fim de semana, parte do mutirão, que contou com a participação de pais e professores, serviu para limpeza e arrumação desses espaços.

Quanto ao Colégio Estadual Etelvina Schottz, diretores da associação de moradores aguardam uma nova vistoria no local pela Defesa Civil a fim de que seja avaliada a possível desinterdição do prédio e o retorno das atividades pedagógicas naquele espaço da rede estadual de ensino.

OBRAS - Quanto às obras prioritárias de construção de habitações no bairro e a reconstrução e reforma das galerias de águas pluviais, os diretores da associação de moradores não têm notícia. Dizem que alguns moradores que perderam ou terão suas casas demolidas estão sendo chamados para negociarem valores de indenização, mas estão reclamando do baixo valor proposto pelo estado e da falta de garantia sobre o recebimento do dinheiro.

Os diretores da associação têm conhecimento que o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto tem buscado recursos em Brasília, tão necessários aos serviços de pavimentação e reconstrução de galerias pluviais. Mas, em face das atuais circunstâncias, não há previsão para que se consigam as verbas necessárias à realização de tão importantes serviços.

Os moradores de Córrego Dantas continuam aguardando também solução para o retorno da iluminação pública. Enquanto isso, casas interditadas estão sendo saqueadas e ninguém ousa caminhar pelas ruas do bairro à noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade