Reinaldo Rocha
“Com a graça de Deus, o apoio total da comunidade e da própria prefeitura podemos considerar que mais uma vez a festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Duas Barras, foi coroada de sucesso, não só por seu alcance social, mas acima de tudo pela oportunidade que tivemos neste período de amadurecer um pouco mais a nossa fé. Agora o que nos resta é agradecer a todos que de algum modo colaboraram com a nossa festa”, garantiu o pároco e orientador pastoral da Paróquia de Duas Barras padre Wander Luiz, ao avaliar o alcance positivo de mais uma festa da padroeira.
Responsável pelo calendário religioso da festa que conta com a participação da prefeitura que coordena a programação social com a realização de shows e eventos esportivos, padre Wander reforça que sua preocupação durante a festa tem sido a de reforçar as ações em favor do aprofundamento da fé da comunidade católica de Duas Barras. “Procuramos iniciar bem antes a programação religiosa visando preparar melhor o espírito da comunidade para que a festa não perca o seu verdadeiro sentido religioso. Por isso, a programação teve início no domingo dia 19 de julho, com a celebração de duas missas, sendo uma pela manhã e outra à tarde, quando aconteceu o tradicional levantamento do mastro com a imagem da padroeira, localizado ao lado da Igreja Matriz, que marca a abertura oficial do período da festa. A realização do novenário, o clima de oração e reflexão se estende até o início de agosto quando a comunidade, turistas e visitantes se reúnem para homenagear a padroeira, participando da missa e procissão em louvor a Nossa Senhora da Conceição”, destaca o sacerdote.
Vale lembrar que conforme o calendário oficial da Igreja Católica, o Dia de Nossa da Conceição se celebra em 8 de dezembro e não em agosto, porém devido as intensas chuvas que aconteciam durante o final de ano a comunidade em algum momento do passado concordou em mudar a festa da padroeira para o primeiro fim de semana de agosto e isso vem se repetindo ao longo dos últimos anos.
Outra curiosidade é que neste período de agosto durante a festa da padroeira acontece também a tradicional Festa de São Cristóvão, que neste ano foi realizada no dia 26 de julho com a celebração da missa pelos motoristas, seguida da tradicional procissão de São Cristóvão e a benção dos veículos.
Devido à reforma da Igreja Matriz que tem sua construção datada de 1850, as atividades religiosas da festa deste ano aconteceram nas dependências do Centro Social João XXIII, localizado atrás da igreja. Ali foi montado provisoriamente uma Capela até que a matriz tenha sua reforma concluída, o que segundo o padre Wander deve acontecer no próximo ano quando nesta época a matriz estará sendo reinaugurada. Para isso é preciso que a comunidade continue trabalhando e colaborando com a reforma, que, além de tempo e dedicação, necessita de muitos recursos.
Conforme previu a programação, o leilão de animais doados por devotos e pela comunidade em geral aconteceu com pleno sucesso, com os recursos angariados nos arremates revertidos em favor das obras da matriz.
No encerramento do festejo foram celebradas duas missas no Centro Social presididas pelo padre Wander auxiliado pelo seminarista Flávio Thurller e ministros da Eucaristia, sendo uma pela manhã em honra da padroeira Nossa Senhora da Conceição e outra à tarde em favor dos devotos e visitantes, seguida da tradicional procissão, que contou com a participação especial da Sociedade Musical 8 de Dezembro, ocasião em que os fiéis percorreram algumas ruas da sede do município transportando o andor especialmente adornado com flores para a ocasião festiva.
Durante a missa o padre Wander lembrou “Para termos o perdão é preciso que estejamos dispostos a perdoar. Precisamos viver conforme a vontade de Deus e a exemplo de Maria, que com seu sim foi capaz de se doar sua vida a serviço do Jesus e mesmo depois da sua ressurreição continua o trabalho de animação e oração junto aos apóstolos. Vencer o mal para que está presente no mundo é fundamental para garantir o encontro pleno com Deus”, destacou.
Ao final da procissão o padre Wander proferiu a benção aos fiéis em frente ao Centro Social, pedindo especial proteção para as famílias bibarrenses.
Deixe o seu comentário